Grupo de teatro do Amazonas é selecionado para Mostra de Teatro do Itaú Cultural

A Mostra de Teatro do Itaú Cultural de 2019 vai contar representantes do Amazonas em sua programação. Alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro receberam a notícia, nessa quarta-feira (12), de que a peça ‘Estrelas Cor de Sangue’, idealizada por eles, está entre os 14 espetáculos selecionados para o evento, que será realizado em São Paulo, entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019.

O número teatral, concebido e desenvolvido na unidade Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, conta a história de crianças sírias que lutam pela própria sobrevivência em meio à guerra. A peça já percorreu a capital amazonense em seis apresentações, tanto nos espaços da Secretaria de Cultura (Teatro Américo Álvares e Teatro da Instalação), como nos centros de convivência.
 

Foto: Divulgação 

Em entrevista ao Portal Amazônia, o diretor da peça, Elizeu Melo, descreveu o processo criativo como desafiador, tanto para os alunos quanto para a direção. “Os alunos tiveram preparação corporal, estudo de linguagem cênica sobre o teatro físico, do absurdo e do oprimido, todos tivemos que entender a dramaturgia para levar ao palco a verdade cênica”, contou.

O diretor disse, ainda, que a reação da equipe ao saber da seleção foi de total êxtase. A turma, composta por 17 pessoas, não apenas atua, mas também cuida da produção, cenografia e sonoplastia. Ele também lembra que o grupo trabalhou intensamente durante o ano de 2018, tanto em ‘Estrelas Cor de Sangue’, quanto em outros espetáculos.

Quem também ficou bastante animado foi o autor da atração, Wilas Rodrigues. Ele relata que recebeu com euforia a notícia de sua obra estar entre as selecionadas para a mostra de teatro. “Foi um choque, pois este é meu primeiro texto. É o resultado de muito trabalho e poder representar o Amazonas é uma grande satisfação”, afirmou.

Wilas também descreveu o processo de criação do texto de ‘Estrelas Cor de Sangue’. Ele disse que teve a ideia quando a guerra da Síria era manchete dos jornais, mas que logo se mostrou uma comoção passageira. “Decidi pesquisar sobre ela e vi que o número de crianças afetadas era grande, então defini a proposta da encenação como ‘ver e vivenciar a guerra do ponto de vista de irmãos pequenos'”, explicou Rodrigues.

A sonoplastia da peça fica por conta de Bianca Gomes e a iluminação, por Renan Solano. A pesquisa musical foi feita por Gabriel Ricardo. O elenco conta com: Hellen Canto, Gabriel Ricardo, Matheus Nobre, Nathy Diniz, Ely Lima, Will Porto, Raí Richelo, Manoel Messias, Kelly Beleza, Cris Jardim e Marcos Santini.

A mostra “a ponte – Cena do Teatro Universitário” será formada por espetáculos de estudantes vinculados a instituições de ensino de Nível Superior, escolas técnicas de Nível Médio e escolas independentes de teatro, espalhadas pelo Brasil. O evento vai acontecer entre 24 de janeiro e 3 de fevereiro de 2019, no Espaço Itaú Cultural de São Paulo. Os amazonenses subirão ao palco no dia 1º.

*Estagiário sob supervisão de Victor Cruz.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade