Espetáculo ‘Oxigênio’ faz reflexão sobre mudanças climáticas no dia a dia do amazônida

A produção une um grupo de mulheres artistas que desde o ano passado procuram alertar a população de Manaus sobre o impacto das mudanças climáticas. 

Foto: Divulgação

O espetáculo ‘Oxigênio’ será apresentado, pela primeira vez na Zona Norte de Manaus (AM), nesta quinta-feira (17), às 19h, no Cine Teatro Padre Pedro Vignola (Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola) no Bairro da Cidade Nova. A apresentação da peça é resultado de uma longa oficina teatral que levou conscientização ambiental para a escola Homero de Miranda Leão. A entrada é gratuita.

Segundo Francy Júnior, uma das diretoras da peça, a preocupação com as mudanças climáticas que vêm afetando o mundo a cada ano, e a
busca pela educação através da cultura, uniu um grupo de mulheres artistas amazonenses que desde o ano passado procuram alertar a população de Manaus sobre o impacto das mudanças climáticas no dia a dia.

Foto: Divulgação

A turma de jovens atores tem sido preparada desde abril por meio da oficina de preparação do ‘ser ator/atriz’ ministrada pela atriz e produtora cultural Keylla Gomes, uma das diretoras do espetáculo. Um dos objetivos da oficina de teatro é a preparação dos alunos para uma imersão na arte do teatro e que resultou na preparação de roteiro e elenco da peça teatral ‘Oxigênio’, trabalhando os objetivos de desenvolvimento sustentáveis ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 13 (Ação contra mudança global do clima).

“Passar um pouco dessa minha vivência na arte teatral para esse grupo de jovens tem sido uma experiência enriquecedora tanto para mim quanto para os alunos. Já identifiquei vários talentos que podem se destacar no cenário cultural local muito em breve, sem falar na sensibilização desses jovens para o tema meio ambiente em nossa sociedade”, 

relata a instrutora Keylla Gomes.

Foto: Divulgação

De acordo com a artista e professora Francy Júnior, o espetáculo tem o objetivo de sensibilizar a sociedade manauara através da arte do representar, fomentando o debate sobre as mudanças climáticas em nossa região.

“Nossa Escola Homero de Miranda Leão e nossa gestora Anne Paula Silveira da Silva sabem a importância da cultura e da educação ambiental e por isso abrimos as portas para a realização de ações como essa e estamos sempre de portas abertas para novas parcerias”, destaca a produtora cultural Francy Júnior.

O ‘Movimento das Mulheres Negras da Floresta -Dandara e Ykamiabas Produções’, apresenta a peça que faz parte do Projeto Piracema das Mudanças Climática – apoiado pelo Instituto Equit, VAC – Vozes permanentes pela ação climática. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: o que as pessoas mais buscam sobre a Amazônia?

As pesquisas e tópicos mais buscados podem ter gerado interesse devido aos acontecimentos ocorridos na Amazônia em 2024, como a seca extrema e as queimadas recordes. O que você tem pesquisado?

Leia também

Publicidade