Espetáculo Ame a Amazônia pretende ganhar palcos da Broadway

MANAUS – O espetáculo ‘Ame a Amazônia’, escrito pelo paraense Arthur Cézar Lima, pode ganhar os palcos da Broadway –prestigiado setor teatral dos Estados Unidos. A peça é produzida por uma companhia de teatro paulista e encanta o público brasileiro há três anos ao misturar música, dança, fantoches, encenação e cinema. Em entrevista ao Portal Amazônia, Cézar destacou a oportunidade de levar o projeto aos palcos estrangeiros.
O ‘Ame a Amazônia’ segue a história do curumim Caynã, morador de uma tribo indígena, que se vê ameaçado com a criação de uma organização que tem o objetivo de extrair da Amazônia bens naturais ilegalmente. O garoto, ao descobrir a localização dos bandidos, se junta a personagens tipicamente amazônicos, como o boto, a onça, o peixeboi, o bicho preguiça, o gavião, o macaco e juntos resolvem lutar pela preservação da floresta.
Durante uma turnê, a direção do espetáculo foi abordada por um produtor alemão que ficou encantado com a história e vislumbrou uma montagem da apresentação na Europa. Outros convites surgiram e a equipe também recebeu uma proposta de produtores culturais dos Estados Unidos. ‘Ame a Amazônia’ ganhará uma versão off-broadway e passará por um seletivo crivo de renomados críticos e produtores de teatro. 
Espetáculo chamou a atenção de produtores estrangeiros. Foto: Divulgação
O texto e todas as canções apresentadas no musical serão adaptados para o inglês e interpretado por atores americanos e brasileiros. Mas o diretor adianta que os artistas brasileiros terão prioridade no momento das seletivas para o espetáculo. “Nosso objetivo é encontrar atores brasileiros com inglês fluente, já que a direção e criação dessa nova montagem será totalmente feita por nós”, observa César.
Dificuldades
De acordo com César, uma das principais dificuldades é a produção do figurino. “As vestimentas faremos com artistas de Parintins para levar ao mundo a linda cultura e talento da região. Porém, estamos esbarrando na dificuldade com o capital. Com muita coisa sendo produzida no Amazonas e transportado para cá”, contou. 

A montagem off-broadway será uma grande oportunidade para o espetáculo ‘Ame a Amazônia’. Uma vez que o sucesso da montagem pode definir o destino e orçamento empregado para a montatagem. “Devido ao forte tema abordado no Ame a Amazônia que conta com músicas premiadas acreditamos que temos tudo para emplacar contratoy. Será uma honra levar um pouco da nossa cultura para o mundo, principalmente por ser um produto com criação e concepção 100% nacional”, destacou diretor. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade