Curtas amazonenses integram programação do ‘Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul’

O 13º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África e outras diásporas acontecerá totalmente online devido a pandemia da Covid-19.

Os curtas-metragens “A estranha velha que enforcava cachorros”, dirigido pelo produtor audiovisual Thiago Morais e “O caso tucumã” dirigido pelo cineasta Bruno Pereira serão exibidos entre os dias 21 a 30 de outubro, no Centro Afrocarioca de Cinema, durante a programação do 13º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul que esse ano será totalmente online.

Os curtas são os únicos representantes do Amazonas selecionados para a Mostra Brasil.encontro terá mais de 100 filmes nacionais e internacionais, divididos em 30 sessões de longas, médias e curtas-metragens. Além da programação de filmes, o encontro também terá cursos virtuais e online, todos gratuitos.

A estranha velha que enforcava cachorros 

O filme foi produzido em 2017, como trabalho de conclusão no Curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Estrelado pela atriz amazonense Lu Dommane e pelo ator Emerson Nascimento, o curta conta a história de um homem que se solidariza com um santo e em um ato de delírio vê várias mulheres pedindo esmolas na porta de sua casa. 

Inspirado livremente no conto “Pio Ofício”, do escritor amazonense Carlos Gomes, o filme tem 7 minutos de duração e classificação livre. Segundo o diretor Thiago Morais, que também assina o roteiro e a edição do curta, o filme foi produzido com poucos recursos, porém houve uma dedicação na finalização. O filme possui CPB (certificado de produto brasileiro) e uma trilha sonora produzida especialmente pra ele. ”Para nós, é uma honra participar do encontro pois, se trata de um evento importante dentro da circuito do audiovisual brasileiro. Já é nossa 53º participação em eventos audiovisuais e estamos felizes por estar em um evento de resistência“. 

O elenco do filme traz a estreante Kassia Lorrane e a atriz Adrienne Nobre. O filme recebeu apoio institucional da UEA, que contou com equipe nos alunos do curso de extinto curso de audiovisual da UEA, da Amazonas Film Commission, da La XungaProduções e da Across Music Production. 

O caso tucumã 

O filme foi produzido em 2019, durante a Oficina de Produção Audiovisual (OPA), oferecida gratuitamente pelo Museu Amazônico da UFAM. Foi roteirizado e dirigido pelo cineasta Bruno Pereira e a equipe técnica formada pelos alunos da OPA, que desempenharam funções importantes no processo de pré-produção e filmagens do curta, que teve também a contribuição do roteirista Wander Luiz, que colaborou na produção do roteiro.

Representado por elementos amazônicos, o curta recebeu da direção de arte uma atenção especial, com objetos que ajudaram a ambientar e contar essa crônica do imaginário amazonense, que fala da história de uma mulher que recorre aos serviços de um detetive para desvendar um crime, envolto em mistérios e comédia. O elenco é formado por Jorge Pimentel, Andreia Omena e o jovem Arthur Mascarenhas. O Encontro Zózimo Bulbul é o 5º festival que o curta Caso Tucumã participa. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa revela que florestas do Amapá possuem as maiores densidades de biomassa da Amazônia

As florestas do estado do Amapá podem ser fundamentais para diminuir as consequências das mudanças climáticas na região amazônica.

Leia também

Publicidade