O filme foi gravado entre os dias 21 e 23 de dezembro e utilizou técnicas de suspense do cineasta Alfred Hitchcock, um dos mais influentes de todos os tempos
Com o objetivo de trazer reflexão sobre a violência e assédio vivenciado por mulheres em Manaus, o curta-metragem ‘Merenda’ filmado na capital, será exibido nesta terça-feira (29), na plataforma Google Meet às 19h.
O roteiro escrito e dirigido por Bruno Pereira, traz no enredo Mirela (Andreia Omena), jovem manauara de 25 anos, que encena situações cotidianas de assédios e violências sofridas pelas mulheres brasileiras.
Após a exibição do curta será realizado um debate sobre o tema com fim de falar sobre o comportamento que se materializa no assédio e em outros tipos de abusos que fazem parte da vida de inúmeras mulheres de Manaus há gerações e em diferentes contextos.
A produção é um relato audiovisual de suspense. De acordo com o cineasta, Bruno Pereira, umas das motivações para abordar o tema foi o contexto da pandemia do coronavírus que fez com que o número de crimes contra a mulher crescesse. “O filme chama a sociedade para esse debate e que possa também contribuir para essa mudança de olhar. A mulher sofre com isso há muito tempo. A gente quer trazer esses elementos de forma em que a pessoa que vá assistir compreenda o passo a passo da história e no final perceba que temos que falar sobre a violência contra a mulher agora”, afirma.
O filme foi gravado entre os dias 21 e 23 de dezembro e utilizou técnicas de suspense do cineasta Alfred Hitchcock, um dos mais influentes de todos os tempos. O diretor, Bruno Pereira, diz que o curta faz uma junção dessas técnicas com elementos das características e linguajar nortista e amazônico.
Financiamento
O projeto foi contemplado no Prêmio Manaus Conexões Culturais e tem envolvimento de mais de 25 profissionais, entre estreantes e já premiados do audiovisual amazonense, como George Augusto de Menezes que já participou de edições do Amazonas Film Festival e de outras mostras competitivas ao redor do país.
Sessão
Inicialmente, a previsão era lançar o curta nas praças de Manaus e no Terminal da Balsa Amarela localizado no Porto de Manaus, mas devido às medidas para conter o avanço da Covid-19, o lançamento presencial ainda está sem data definida.