Cine Casarão recebe Festival Remaster com clássicos nacionais

Foto: Reprodução/Os Doces Bárbaros.

A partir da próxima quinta, (1º), até o domingo, (4), Manaus será uma das cidades a receber a primeira edição do Festival Remaster: Clássicos do Cinema Brasileiro, que vai exibir produções clássicas do cinema nacional em versões remasterizadas. Na capital amazonense, as sessões acontecerão no Casarão de Ideias, na rua Barroso, 279, Centro. Os ingressos custam R$ 7 (meia) e R$ 14 (inteira).

O festival pretende remontar a experiência de quando os filmes selecionados estrearam, numa rara oportunidade de rever, ou de assistir pela primeira vez, na tela grande, filmes altamente significativos para a cultura brasileira, valorizando o cinema, a nossa memória e nossa história. O evento acontece simultaneamente também em outras capitais, como Vitória, Recife, Teresina, Fortaleza e São Luís.

Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos; O Homem da Capa Preta (1986), de Sergio Resende; O Assalto ao Trem Pagador (1962), de Roberto Farias; Bar Esperança (1983), de Hugo Carvana; Stelinha (1990), de Miguel Faria Jr; e o documentário Os Doces Bárbaros (1977), de Jom Tob Azulay, são os filmes que serão exibidos nas seis cidades.

O festival

“Preservação, acervo, memória e cultura brasileira. Uma discussão sobre a vasta qualidade do cinema nacional a partir da apresentação de diversos títulos, agora remasterizados com qualidade digital e de volta às salas espalhadas pelo Brasil. Uma homenagem aos cineastas brasileiros em toda a força de sua vitalidade original. É disso que trata o Festival Remaster”, explica um dos realizadores do festival, Alexandre Rocha.

Ainda segundo os organizadores, o Festival Remaster nasce para encontrar o público e para somar ao caminho necessário para promover a preservação, a história, o legado do cinema brasileiro e a importante ação de formação de plateia.

“A programação do Festival resgata a memória do nosso cinema, conversa com nossa história, fala da nossa sociedade, na ficção e em documentários, e também do legado cinematográfico até aqui. Mas não é somente isso. Pensamos o Festival como uma forma em que o espectador reencontre nos ícones do cinema brasileiro toda a força da produção nacional, quando falamos de sétima arte. Queremos dar caráter de nova estreia a estes filmes, ao revistarmos títulos tão relevantes. É uma nova experiência na sala de cinema”, conta um dos produtores do evento, Vitor Brasil.

Idealizado pelos produtores Alexandre Rocha, Cristiana Cunha, Marcelo Pedrazzi e Vitor Brasil, o Festival Remaster conta com o apoio da Globo Filmes (TV GLOBO), Canal Brasil e Globo News (GLOBOSAT) e a Rádio Globo como rádio oficial. Também tem apoio promocional do portal Adoro Cinema e apoio institucional da Academia Brasileira de Cinema. Em Manaus, o festival é realizado através de parceria exclusiva com o site Cine Set e o Casarão de Ideias. O Festival Remaster é uma produção da Afinal Filmes.

A programação completa dos filmes que serão exibidos está disponível abaixo:

01/11 (quinta)
16h30 – “Stelinha”
18h10 – “Vidas Secas”
20h30 – “Assalto ao Trem Pagador”
02/11 (sexta)
16h30 – “Assalto ao Trem Pagador”
18h10 – “O Homem da Capa Preta”
20h30 – “Bar Esperança”
03/11 (sábado)
16h30 – “Vidas Secas”
18h10 – “Stelinha”
20h30 – “Os Doces Bárbaros”
04/11 (domingo)
17h – “Os Doces Bárbaros”
19h – “O Homem da Capa Preta”
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade