Casa das Onze Janelas sedia exposição de fotografia em Belém

BELÉM – Para começar 2016, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas oferece ao público mostra com obras do fotógrafo Miguel Chikaoka. A abertura acontece na quinta-feira (14), com vernissage às 19h e ocupará o Laboratório das Artes, a Sala Valdir Sarubbi e a Sala Gratuliano Bibas. A visitação segue até o dia 1º de abril.
Com curadoria de Marisa Mokarzel, a exposição apresenta o acervo de obras presente na Coleção Miguel Chikaoka do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas SIM/SECULT, adquiridas a partir de prêmios e projetos, como as obras da 7ª edição do “Prêmio Marcantônio Vilaça/FUNARTE” (2015), “Fotografia Contemporânea Paraense Panorama 80/90” (2001) e “Fotonorte” (1998).
De acordo com Marisa Mokarzel, “a exposição ‘Travessias – Coleção Miguel Chikaoka (entre fotografias, objetos, vídeo e instalações)’ é representativa de uma trajetória que integra a história da fotografia paraense desde os anos 1980. Material e simbolicamente ela traz o trabalho desenvolvido por um fotógrafo que atua em várias frentes, como artista, educador, propositor e provocador, estimulando o pensamento, o sentir e o fazer de diferentes gerações que hoje integram o universo da arte brasileira”, avalia.
Obras de Miguel Chikaoka serão exibidas no Pará. Foto: Divulgação
Paralelo a exposição terá o lançamento do Catálogo da Coleção Miguel Chikaoka ao público em geral, além de programação educativa que reunirá encontros com o fotógrafo. Para ele, esta exposição é uma mostra de seus 35 anos de carreira, “tem obras de todo esse período da minha profissão de fotógrafo, então, de certa forma, trago a parte do processo de fotografia em Belém, é uma exposição que permite um panorama da fotografia na capital paraense”, observa o fotógrafo.
Na roda de conversa “Olhar dos Sentidos e os Sentidos do Olhar” o fotógrafo traçará um panorama de sua trajetória a educadores, estagiários e multiplicadores pontuando discussões e reflexões sobre as motivações e inspirações que nortearam seus passos ao longo dos anos. Na oficina “Imagens em Trânsito”, Miguel Chikaoka compartilhará experimentos e pensamentos acerca das possibilidades criativas do fazer fotográfico a partir de uma visão transversal da gênese do processo que constitui o “mundo das imagens”.
Estas atividades integram o projeto “Na Varanda” e ainda terão datas definidas, elas vão ao encontro de um dos elementos principais do trabalho de Miguel: o caráter educativo, “a educação está inserida no meu trabalho, discuto a imagem do ponto de vista do pensamento, para que cheguemos em um olhar crítico”, afirma Miguel Chikaoka.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Festival Amazônia Mapping reúne atrações internacionais em Belém; confira a programação

O line-up do festival traz espetáculos de música e imagem como o Ciclope Studio, projeto de artes visuais da Bolívia e o feat entre Tambores do Pacoval e Mestra Bigica.

Leia também

Publicidade