Casa das Onze Janelas sedia exposição de fotografia em Belém

BELÉM – Para começar 2016, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas oferece ao público mostra com obras do fotógrafo Miguel Chikaoka. A abertura acontece na quinta-feira (14), com vernissage às 19h e ocupará o Laboratório das Artes, a Sala Valdir Sarubbi e a Sala Gratuliano Bibas. A visitação segue até o dia 1º de abril.
Com curadoria de Marisa Mokarzel, a exposição apresenta o acervo de obras presente na Coleção Miguel Chikaoka do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas SIM/SECULT, adquiridas a partir de prêmios e projetos, como as obras da 7ª edição do “Prêmio Marcantônio Vilaça/FUNARTE” (2015), “Fotografia Contemporânea Paraense Panorama 80/90” (2001) e “Fotonorte” (1998).
De acordo com Marisa Mokarzel, “a exposição ‘Travessias – Coleção Miguel Chikaoka (entre fotografias, objetos, vídeo e instalações)’ é representativa de uma trajetória que integra a história da fotografia paraense desde os anos 1980. Material e simbolicamente ela traz o trabalho desenvolvido por um fotógrafo que atua em várias frentes, como artista, educador, propositor e provocador, estimulando o pensamento, o sentir e o fazer de diferentes gerações que hoje integram o universo da arte brasileira”, avalia.
Obras de Miguel Chikaoka serão exibidas no Pará. Foto: Divulgação
Paralelo a exposição terá o lançamento do Catálogo da Coleção Miguel Chikaoka ao público em geral, além de programação educativa que reunirá encontros com o fotógrafo. Para ele, esta exposição é uma mostra de seus 35 anos de carreira, “tem obras de todo esse período da minha profissão de fotógrafo, então, de certa forma, trago a parte do processo de fotografia em Belém, é uma exposição que permite um panorama da fotografia na capital paraense”, observa o fotógrafo.
Na roda de conversa “Olhar dos Sentidos e os Sentidos do Olhar” o fotógrafo traçará um panorama de sua trajetória a educadores, estagiários e multiplicadores pontuando discussões e reflexões sobre as motivações e inspirações que nortearam seus passos ao longo dos anos. Na oficina “Imagens em Trânsito”, Miguel Chikaoka compartilhará experimentos e pensamentos acerca das possibilidades criativas do fazer fotográfico a partir de uma visão transversal da gênese do processo que constitui o “mundo das imagens”.
Estas atividades integram o projeto “Na Varanda” e ainda terão datas definidas, elas vão ao encontro de um dos elementos principais do trabalho de Miguel: o caráter educativo, “a educação está inserida no meu trabalho, discuto a imagem do ponto de vista do pensamento, para que cheguemos em um olhar crítico”, afirma Miguel Chikaoka.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade