Artista produz maquetes sobre relevos do Brasil e vídeos sobre o Pará e o Amazonas viralizam

Da Região Norte, Cissa já elaborou o relevo do Amazonas, Acre, Pará e Amapá.

A arte pode ser educativa e, através de sua conta no Tik Tok, a artista plástica Cissa Victal, de São Paulo, prova isso. Ela decidiu criar um mapa para mostrar como é o relevo de todos os Estados do Brasil. 

Claro que a região amazônica também está aparecendo no mapa. Até o momento desta publicação, da Região Norte, Cissa já elaborou o relevo do Amazonas, Acre, Pará e Amapá.

Cissa está trabalhando em uma maquete do mapa do relevo brasileiro. Foto: Cissa Victal/Arquivo Pessoal

Nos vídeos, Cissa mostra o passo a passo de construção da maquete, enquanto dá informações sobre o relevo e o Estado em qual está trabalhando. O vídeo do Estado do Pará conquistou 1,7 milhão de visualizações no Instagram. Enquanto o do Amazonas já ultrapassou a marca de um milhão. Nos comentários, os internautas elogiam a iniciativa da artista e pedem que ela complete o mapa do Brasil. 

Ao Portal Amazônia, Cissa afirmou que muitos seguidores de suas redes sociais são crianças e adolescentes. Alguns pedem dicas ou ajuda para a produção de trabalhos escolares, principalmente os que envolvem habilidades artísticas. Com essa busca, a artista percebeu que existia uma demanda onde os jovens precisavam de alguém para ensinar como criar maquetes e pinturas.

“Eles sempre me mandam umas mensagens sobre dicas para produzir uma maquete. Afinal, não existe aula nas escolas que ensinam como fazer uma maquete do zero. Por esse motivo, decidi usar a minha experiência para ajudar e mostrar que o processo não é tão complicado”, explicou. 

Foto: Arquivo Pessoal

Experiência

Essa não é a primeira empreitada da artista com a maquete de um mapa. Cissa já produziu o mapa da Itália e São Paulo. “Acabei chamando a atenção das pessoas nas redes sociais. E daí, uma vez, teve uma encomenda do mapa do Rio Grande do Sul. A partir disso, começou a chegar um monte de pessoas me pedindo para fazer o mapa dos outros Estados brasileiros”, afirmou a artista.

Cada mapa tem um tempo de produção. De acordo com Cissa, os materiais usados para a confecção dos mapas são simples: a base é papelão, a vegetação é de areia de aquário misturada com cola branca e tinta PVA. Para quem deseja fazer uma encomenda, ela avisa que atualmente o tempo de espera é de quase 30 dias.

“Depende muito da complexidade e do tamanho. Eu faço esses mapas por encomenda e, geralmente, eu dou um prazo de 30 dias para o cliente. Dependendo do tipo de encomenda que faz, eu já tenho outras coisas para fazer na frente. Se for uma coisa muito difícil, vou explicando para o cliente o tempo que demora para fazer, principalmente o tempo de secagem”, contou a artista. 

Ainda faltam alguns Estados para Cissa finalizar a maquete dos relevos do Brasil. Ela adiantou que vai transformar a peça em uma grande obra de arte e vai pendurar em sua sala. “A próxima empreitada será um mapa da América Latina, ainda mais com o apoio que estou recebendo dos seguidores”, contou.

Confira os mapas produzidos pela artista: 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa realizada no Amazonas reduz contaminação e aumenta agentes de defesa da banana

Os testes constataram que o ozônio aumentou o tempo de prateleira das bananas de 7 para 14 dias, em temperatura ambiente, dois dias a mais do tempo superior ao fungicida comercial.

Leia também

Publicidade