“Amazônia Ancestral” é a segunda obra de Turenko aplicada em estampas pela Manart Galeria. A obra de Hadna Abreu, Raiz Campos e Rui Machado já inspiraram peças
Com a proposta de promover a cena de artes visuais de Manaus, a Manart Galeria lança nesta sexta-feira, 12, a segunda estampa inspirada na obra “Amazônia Ancestral” do artista amazonense Turenko Beça. A partir das 17h, o perfil Manart Galeria, recebe o artista para um bate-papo.
A proposta é revelar curiosidades sobre a obra, produção da estampa, processo de curadoria e ainda explicar como poderão ser feitas as primeiras encomendas da camisa “Amazônia Ancestral”. A gestora da galeria, Anna Lôyde e a curadora, Hadna Abreu conduzem a live.
Lugar afetivo, território e cultura são elementos presentes em “Amazônia Ancestral”, obra que compõe a pesquisa sobre gravura realizada pelo artista. Foi manualmente gravada em suporte de linóleo, material emborrachado.
“Esta técnica permite ao artista, através da produção de uma matriz, a possibilidade da reprodução da imagem, técnica semelhante ao carimbo”, diz Hadna Abreu, curadora da galeria.
“A obra Amazônia Ancestral faz parte da minha pesquisa sobre gravura. Nela faço xilo, linóleo e os carimbos em borracha. A temática com todos os trabalhos que realizo gira em torno da Amazônia: ancestral x urbano; floresta x cidade; é uma questão que perpassa por conceitos como deslocamento, território e portabilidade. A discussão é sobre o lugar cultural, afetivo e esse lugar no mundo” Turenko Beça.
Nascido em Manaus, Tureko também desenvolve trabalhos como poeta, compositor e jornalista. Colabora em suplementos literários e publicações nacionais e internacionais similares. É economista, educador e especialista em Artes Visuais, Museografia e Patrimônio Cultural.
Suas principais referências, em Manaus, são Roberto Evangelista e Óscar Ramos. Mas dependendo da sua proposta de trabalho, também é possível perceber um pouco de Hélio Oiticica, Damien Hirst, Nelson Felix e Tunga.
Lançada em 2020 pela designer Anna Lôyde A Manart se apresenta como um espaço que elabora peças com estampas inspiradas em obras de arte, oferecendo a possibilidade de compra da arte aplicada em produtos como cadernetas, máscaras e, especificamente, camisas.
Obras dos artistas Hadna Abreu, Raiz Campos e Rui Machado já inspiraram peças da galeria.
Com a proposta de promover o cenário de artes visuais de Manaus, a galeria também oferece uma opção de renda aos artistas locais com a participação do artista no lucro adquirido com a venda dos produtos.