Poupar, investir e empreender

Mais uma vez, saiu uma pesquisa mostrando que os brasileiros investem pouco. E os poucos que investem, acabam precisando do dinheiro antes de 90 dias. Um padrão comum em terras locais. 

Cada vez se torna mais importante o entendimento da diferença entre poupar e investir. E, simplificando, podemos dizer que: poupar é separar. Separar uma parte do seu dinheiro que você sabe que não vai precisar. Sabe que precisa criar uma organização e planejamento que não crie pressão/necessidade em precisar usar esse capital. Ou, ainda, poupar é abrir mão. 

Você só investe depois que aprende a poupar. Investir é multiplicar o capital. É proteger e somar ao capital investido. É aumentar o seu patrimônio. Sem entendimento, você acaba fazendo escolhas erradas e prematuras. 

Uma vez entendidos esses dois pontos, podemos mencionar o impacto no empreendedorismo. Sem dúvidas, um negócio em fases iniciais demanda uma reserva. E se você pensa em abrir ou testar um negócio, essa reserva vai dizer muita coisa do tempo de vida que você terá disponível. 

E que tal empreender em outros negócios através dos seus investimentos? 

É basicamente assim que funciona a bolsa de valores. Você se torna (mesmo que com uma participação ínfima) um acionista de uma outra empresa. Dependendo da sua inclinação, o seu objetivo deve ser buscar retorno através dos lucros desses negócios e esses lucros vêm com melhoria da economia, da perfomance, da governança e da eficiência da empresa. Alguns pontos para ter em mente antes de investir:

1. Antes de tudo, entender a parte operacional de como funciona a bolsa de valores para que o risco operacional seja minimizado;

2. Avaliar os setores e encontrar empresas que você consegue enxergar valor e possibilidade de crescimento;

3. Sempre pensar no longo prazo. É comum alguns investidores terem uma visão ou necessidade de resultados rápidos. E nem sempre isso é possível.

Você pode ter o seu negócio próprio e ainda assim ser acionista em outras empresas de diferentes ramos e competências. A bolsa de valores é fascinante e ainda vou falar muito sobre como empreendedores podem se beneficiar com esses investimentos. 

Esse é o jeito baré de empreender. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fotografia de parto feita por amazonense é única da região Norte em exposição em Paris

Registro de Anne Lucy, especialista em fotografar nascimentos, ganhou espaço na mostra 'LOVE', que reuniu fotografias de vários artistas de diferentes países na França.

Leia também

Publicidade