Então é Natal, o que você fez?

Tenho certeza que você já deve ter escutado essa música ou, ainda, ter feito piada com ela. Algumas tradições de Natal não mudam. Mas, pegando o embalo da música/pergunta, qual a sua resposta?

Imagine que você tivesse que fazer uma retrospectiva e mostrar para alguém os momentos mais importantes do ano (os bons e ruins). Você se lembraria, com detalhes, deles?

Para a maioria das pessoas, a reposta seria negativa. Poucos podem se lembrar do que foi feito ao longo do ano, talvez uma consulta à rede social possa ajudar com algumas coisas. Sem dúvidas que muita coisa acaba passando batido. 

É bem interessante fazer essa regressão e tentar se recordar das decisões, escolhas e motivações ao longo do ano. Os erros devem aparecer também, mesmo que seja mais fácil lembrar das coisas boas. 

O que você fez para tirar do papel aquela ideia de empreender? O que você fez de diferente para o seu negócio progredir? O que te impediu de agir?

Respostas não tão óbvias devem aparecer, fugir da superficialidade é muito válido nessa hora e isso pode trazer muita luz na direção do que fazer agora.

Não sei qual a cor de vestimenta você deve usar para que comece a empreender (ou fazer um negócio crescer), mas seguem algumas sugestões do que fazer para tirar as ideias do papel:

1. Identifique qual o principal sabotador. Algumas pessoas não empreendem porque não tem tempo, porque tem preguiça ou, talvez, medo. Mergulhar e encontrar essa resposta pode ser trabalhosa, mas dá o direcionamento do que seguir. Eliminando o peso, dá para voar mais alto. 

2. Planejamento! Em todas as áreas: trabalho, saúde, estudos e etc. Você deve, não apenas observar onde quer chegar, porém analisar tudo o que deve ser feito para isso se virar algo real.  

3. Seja o protagonista. Assumir a causa, vestir a camisa e chamar o jogo para si. Podemos usar qualquer uma das expressões clichês. Entregando, não dá para usar velhas desculpas e justificativas para nem dar os primeiros passos. 

Aposto que essas sugestões podem ser aplicadas. Obviamente demandam esforço, dedicação e disciplina. 

Esse é o jeito baré de empreender.  

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

No calendário nacional, São João no Parque Anauá conta com plano integrado de segurança

No total, 180 espaços de empreendedorismo foram disponibilizados para esta edição do São João no Parque Anauá e, para garantir a tranquilidade dos visitantes, as forças de segurança estão unidas em um plano integrado.

Leia também

Publicidade