Alguns diziam que queriam abrir um negócio, outros que viam oportunidades no mercado de trabalho, alguns poucos falavam que os pais já tinham uma empresa e que queriam aprender a gerenciar e melhorar os números da empresa. E alguns poucos estavam perdidos e na dúvida, escolheram um curso mais generalista que depois poderia abrir algumas opções, me incluo nesse grupo.
![](http://painel.portalamazonia.com/uploads/RTEmagicC_empreendedorismo_democratico.jpg.jpg)
E hoje, enxergo que o empreendedorismo é uma das ações mais democráticas em nossa região. Afinal de contas, mesmo com alguns privilégios, os resultados não vêm por osmose ou por genética. É fundamental colocar a mão na massa.
Até concordo que para alguns é mais fácil empreender se a genética for favorável (se alguém na família já tiver tido um negócio bem-sucedido antes). Ou se os pais estiverem incentivando ou, ainda, se for o caso de pegar uma empresa que já existe e o foco for na melhora dos indicadores.
Por isso eu digo que empreender é democrático, está nas mãos de cada um. Basta correr atrás. Na verdade, basta planejar, fazer, analisar, realinhar e continuar fazendo.
O que você pode começar a fazer hoje, que ainda não fez, para o seu negócio engrenar?