Manaus 30º • Nublado
Quarta, 22 Setembro 2021

Você sabia que existe um macaco que ronrona e pode ser encontrado na Amazônia?

Captura-de-Tela-2021-09-01-as-10.09.50

O zogue-zogue Caqueta titi (Callicebus caquetensis) também conhecido como guigó ou sauá é uma das 20 espécies existentes do macaco que vive na Amazônia. Um fato curioso desse macaquinho é sua capacidade de ronronar quando está feliz, como os gatos.

Eles possuem os mais complexos sons para comunicação entre os animais.

O macaquinho é pequeno, do tamanho de um gato. Suas maiores características são a barba vermelha ao redor das bochechas, o pêlo marrom acinzentado e a ausência da barra branca na testa característica de muitas espécies do mesmo gênero.

De acordo com o cientista Thomas Defler, os bebês apresentam essa característica curiosa, quando estão muito satisfeitos, eles ronronam um para o outro. A espécie foi descoberta em 2010, durante uma pesquisa realizada pela Rede WWF. Além do macaco, outras 441 novas espécies de animais e plantas foram catalogadas entre 2010 e 2013, incluindo um lagarto com desenho de chamas no couro, uma piranha vegetariana e uma rã do tamanho da unha de um polegar.

Foto: Divulgação

 A descoberta foi realizada pelos pesquisadores Thomas Defler , Marta Bueno e pelo estudante Javier Garcia da Universidade Nacional da Colômbia, já consideram a espécie extremamente ameaçada devido ao seu habitat reduzido.

Pesquisadores estimam uma população de menos de 250 zogue-zogues e os motivos da baixa população é devido a diminuição dos habitats, pela destruição das florestas para abertura de plantios agrícolas. Dessa forma, esses animais já encontram-se como espécie Criticamente em Perigo (CR), classificação da União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN).

A Amazônia é a maior floresta tropical remanescente no planeta, abrigando pelo menos 10% das espécies conhecidas no mundo. A também maior bacia hidrográfica conta com mais de 100,000 km de cursos d´água, incluindo nascentes e afluentes que formam o rio Amazonas, que atravessa quase 7,000 quilômetros até chegar ao Oceano Atlântico.

O bioma Amazônia estende-se por 6,7 milhões de km2 em nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa, abrigando 33 milhões de pessoas, entre elas 350 grupos indígenas, dos quais cerca de 60 em isolamento voluntário,

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/