Conheça o fungo amazônico que come plástico

A descoberta foi realizada em 2011 por um grupo de estudantes da Universidade de Yale que visitavam a Amazônia Equatoriana

Um grupo de estudantes norte-americanos da Universidade de Yale realizou uma descoberta em 2011 ao visitarem a Amazônia Equatoriana: uma espécie de fungo que se alimenta de plástico. O Pestalotiopsis microspora tem a sua dieta composta exclusivamente por plástico, principalmente de plástico de difícil reprocessamento, como o caso do poliuretano, um tipo de plástico termorrígido, fazendo sua reciclagem em um processo complexo. Ele não pode ser derretido e misturado com outros plásticos e é um poluente orgânico persistente (POP).

Exemplo de placas de PUR-A inicialmente usadas para rastrear a atividade de degradação do poliuretano após 2 semanas de crescimento do fungo. Foto: Reprodução

Durante uma expedição ao Equador, os universitários perceberam que o fungo tinha a capacidade de decompor o plástico. Este plástico é conhecido como o plástico comum.

A equipe de Yale isolou a enzima que permite que o fungo faça esse trabalho e que poderia ser usada para biorremediação. Ele pode habitar facilmente ambientes anaeróbicos, como aterros sanitários. 

Foto: Divulgação

O plástico comum é usado para fabricar pneus, cola, verniz, mobílias, colchões, assentos de automóveis, preservativos, calçados, entre muitos outros. Uma vez que é jogado no lixo, ele permanece sem solução ambiental por várias gerações. O material pode ser reciclado em alguns casos, mas nunca eliminado.

A equipe da Universidade de Yale publicou sua pesquisa na revista Applied and Environmental Microbiology em 2011, concluindo que o fungo é uma fonte promissora de biodiversidade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade