Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Novembro 2021

Você sabia que existe um fungo amazônico que come plástico? Conheça:

Você sabia que existe um fungo amazônico que come plástico? Conheça:

Um grupo de estudantes norte-americanos da Universidade de Yale realizou uma descoberta em 2011 ao visitarem a Amazônia Equatoriana: uma espécie de fungo que se alimenta de plástico. O Pestalotiopsis microspora tem a sua dieta composta exclusivamente por plástico, principalmente de plástico de difícil reprocessamento, como o caso do poliuretano, um tipo de plástico termorrígido, fazendo sua reciclagem em um processo complexo. Ele não pode ser derretido e misturado com outros plásticos e é um poluente orgânico persistente (POP).

Exemplo de placas de PUR-A inicialmente usadas para rastrear a atividade de degradação do poliuretano após 2 semanas de crescimento do fungo. Foto: Reprodução

Durante uma expedição ao Equador, os universitários perceberam que o fungo tinha a capacidade de decompor o plástico. Este plástico é conhecido como o plástico comum.

A equipe de Yale isolou a enzima que permite que o fungo faça esse trabalho e que poderia ser usada para biorremediação. Ele pode habitar facilmente ambientes anaeróbicos, como aterros sanitários. 

Foto: Divulgação

O plástico comum é usado para fabricar pneus, cola, verniz, mobílias, colchões, assentos de automóveis, preservativos, calçados, entre muitos outros. Uma vez que é jogado no lixo, ele permanece sem solução ambiental por várias gerações. O material pode ser reciclado em alguns casos, mas nunca eliminado.

A equipe da Universidade de Yale publicou sua pesquisa na revista Applied and Environmental Microbiology em 2011, concluindo que o fungo é uma fonte promissora de biodiversidade.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/