Manaus 30º • Nublado
Sexta, 31 Março 2023

Relembre acidentes aéreos que marcaram a Amazônia

gol_20211205-161050_1

De acordo com informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), nos últimos dez anos o Brasil registrou 1.825 acidentes aéreos. A maior parte dos acidentes envolvem aviões particulares, uma vez que o setor representa quase 80% da frota de 22,2 mil aeronaves do país. Infelizmente, a Amazônia já foi cenário de diversas catástrofes aéreas. Relembre:

29 de abril de 1952

Queda do Voo Pan AM 202 - Um dos primeiros acidentes registrados na Amazônia, a queda do Boeing 377 Stratocruisier vitimou os 50 ocupantes, entre passageiros e tripulantes. O avião caiu em uma área fechada localizada a 440 km a sudoeste da cidade de Carolina (Maranhão). Com isso as buscas pelos destroços levariam várias semanas.


Imagens do acidente com o voo Pan AM 202. Foto: Pan American World Airways Collection/University of Miami Librarie

9 de julho de 1956

Queda de um C-47 - A aeronave do Correio Aéreo Nacional da Força Aérea Brasileira caiu matando quatro dos 20 ocupantes logo após sua decolagem do aeroporto em Rio Branco, no Acre.


Modelo C-47 caiu no Acre. Foto: Reprodução/Internet

14 de dezembro de 1962

Queda do Constellation PP-PDE - Operado pela Panair do Brasil, a aeronave fazia o trajeto entre Belém (PA) e Manaus (AM). Antes de fazer a aterrissagem no aeroporto de Ponta Pelada, o avião perdeu contato com a torre de controle. Ele caiu em uma área de difícil acesso próximo ao município de Rio Preto da Eva. Todas as 50 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação, morreram.


Jornais da época repercutiram o acidente do Constellation. Foto: Reprodução/Internet/desastresaereosnews

 14 de março de 1965

Voo Paraense 903 - O avião da Paraense Transportes Aéreos saiu do Aeroporto Internacional do Recife (PE). Em uma madrugada chuvosa, quando chegava em Belém, a aeronave realizou uma manobra para aterrissar na pista do Aeroporto Internacional, mas o piloto não conseguiu visualizar a pista.

Às 5h30, voando abaixo do teto de segurança, a aeronave tocou a asa direita nas águas da Baía do Guajará, dessa maneira, perdendo o controle e se chocando na água. Ao todo 37 pessoas morreram, entre eles, os humoristas Coronel Ludugero e Irandir Costa. Apenas três pessoas sobreviveram à queda.


Jornais informando sobre o acidente. Foto: Reprodução/Belém Antiga 

1 de junho de 1973

Sud Aviation Caravelle - Procedente de Belém, a aeronave da Sud Aviation Caravelle perdeu sustentação e caiu na cabeceira '06' da pista principal do Aeroporto de São Luís (MA). No acidente, todos os 23 ocupantes morreram, sendo 16 passageiros e sete tripulantes.

Foto: Reprodução/Internet

 18 de abril de 1984

Colisão - Um avião EMB-110 Bandeirante PT-GJZ colidiu com um Embraer EMB-110 Bandeirante da Votec durante a aproximação para pouso em Imperatriz (MA). O GJZ caiu e matou os 18 ocupantes. A outra aeronave conseguiu fazer um pouso forçado no Rio Tocantins e apenas um passageiro morreu dentre os 18 ocupantes.


Um Embraer EMB-110 Bandeirante prefixo PP-SBC em 1974. Foto: Reprodução/Internet

3 de setembro de 1989

Acidente com o voo Varig 254 - Partindo de São Paulo com destino a Belém (PA), deu-se início ao drama dos passageiros do voo Varig 254. Após horas de voo, a aeronave ficou sem combustível e o piloto precisou fazer um pouso forçado em uma área de mata. Com o impacto, dos 54 passageiros, 12 morreram e 17 ficaram feridos. De acordo com informações da época, o avião ficou perdido devido a um erro na interpretação da rota.


30 de agosto de 2002

Queda do Embraer EMB-120 - Pertencente à Rico Linhas Aéreas, a aeronave EMB-120 caiu ao se aproximar de Rio Branco, no Acre. O acidente aconteceu durante uma tempestade e dos 31 ocupantes, apenas oito sobreviveram, alguns com ferimentos graves. Na época, a Rico Linhas Aéreas ligou a queda do avião com o fenômeno chamado 'Tesoura de Vento' (uma rápida variação na velocidade ou direção do vento em uma curta distância ou tempo).


Desastre com avião da Rico. Foto: Reprodução/desastresaereosnews

14 de maio de 2004

Queda do voo Embraer EMB-120 - No dia 14 de maio, a Rico Linha Aéreas realizava um voo doméstico de Tefé para Manaus, no Amazonas. O acidente aconteceu quando a aeronave se preparava para aterrissar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O último contato do piloto com a torre aconteceu por volta de 18h20, quando avisou que pousaria em breve. Todos os 30 ocupantes morreram.


 29 de setembro de 2006

Queda do Boeing da Gol - O avião fazia o voo 1907 saindo de Manaus (AM) com destino ao Rio de Janeiro (RJ). A aeronave colidiu contra um jato Legacy e caiu em Peixoto de Azevedo, a 692 km ao Norte de Cuiabá. Já o Lagacy  conseguiu aterrissar na Serra do Cachimbo, no Pará. Ao todo, 154 pessoas morreram no acidente, considerado um dos piores do país.


Tragédia foi um dos piores do Brasil. Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros de Sinop (MT)

 7 de fevereiro de 2009

Queda do Embraer EMB-110 - O avião da Manaus Aerotáxi decolou de Coari rumo a Manaus (AM). Vinte minutos antes de chegar ao destino, o piloto teria pedido autorização à torre de controle para retornar a Coari. A queda se deu a 500 metros da pista do aeroporto. De acordo com a Defesa Civil, uma pane no motor teria causado o acidente.

A aeronave mergulhou no Rio Manacapuru, quatro passageiros que estavam na parte traseira do avião conseguiram abrir as portas de emergência e escaparam. No total, 24 pessoas morreram.


24 pessoas morreram no acidente.Foto: Reprodução/desastresaereosnews

 13 de maio de 2010

Queda do bimotor Soneca II - Após levantar voo do aeroclube de Manaus (AM), o avião da empresa aérea CTA caiu. No princípio, todos os seis passageiros sobreviveram, porém logo em seguida houve uma explosão e ninguém resistiu. Uma das vítimas foi a secretária de educação à época, Cinthia Régia. A aeronave havia sido fretada pela Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc). 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 31 Março 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/