Projeto da Ufam realiza a soltura de mais de 4 mil quelônios na Amazônia; veja imagens

O projeto ‘Pé-de-Pincha’, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou a soltura de mais de 4 mil tracajás, nessa quinta-feira (14), na comunidade de Igapoaçu, no Careiro Castanho. A ação marcou o início da 9ª soltura de quelônios na região.

O projeto conta com apoio da iniciativa privada e leva conscientização ambiental no meio da floresta para crianças da comunidade. “Desde pequeno, se você consegue mobilizar, sensibilizar as crianças, isso vai ajudar porque elas começam a entender que a natureza precisa do apoio de quem mora próximo a ela”, explicou o coordenador do projeto, Paulo Andrade.
 

Confira imagens da soltura, feitas pelo repórter cinematográfico Alexandro Pereira:
 

Nesta edição, foram soltos 4.151 quelônios no local. O projeto ‘Pé-de-Pincha’ está completando 20 anos e, neste ano, chega a marca de 5 milhões de tartarugas, tracajás e açás na natureza.

O trabalho é feito com apoio de comunitários, que coletam os ovos no meio ambiente, no final de agosto, e esperam dois meses até a eclosão dos ovos. Conforme Andrade, o resultado desse ano foi positivo, visto que mais de 80% dos quelônios nasceram sem complicações e de forma saudável.
 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade