Manaus 30º • Nublado
Sábado, 13 Agosto 2022

Portal Amazônia responde: qual a diferença entre a Amazônia e a Mata Atlântica?

Picsart_22-05-27_14-08-34-680

De um lado, a maior floresta tropical do mundo, principal cobertura vegetal do Brasil, ocupando 45% do território. Do outro, a primeira floresta avistada pelos portugueses, quando ocuparam o território, ocorrendo predominantemente na faixa litorânea do país.

Assim como a Amazônia, a Mata Atlântica apresenta uma enorme biodiversidade de fauna e flora, na qual existem cerca de 20 mil espécies vegetais, o que corresponde a cerca de 35% das espécies brasileiras.

Contudo, atualmente restam apenas 12,4% da floresta que havia originalmente antes da chegada dos colonizadores. Um fato curioso é que a árvore que deu nome ao país, o pau-brasil, é uma espécie nativa da Mata Atlântica.

O Portal Amazônia elenca diferenças entre o bioma amazônico e o da Mata Atlântica. Confira:

Foto: Reprodução

Clima 

Por situar-se numa região equatorial, a Amazônia possui um clima quente e úmido. Já a Mata Atlântica, por estar presente em diferentes latitudes, é um bioma que tem regiões marcadas tanto pelo clima subtropical quanto pelo tropical. 

Vegetação

 Tanto a vegetação da Mata Atlântica quanto da Amazônia são conhecidas por sua diversidade. A Mata Atlântica possui musgos, gramíneas, arbustos e árvores altas, enquanto que a região amazônica caracteriza-se pelas matas de terra firme, de várzea e de igapó, que são inundáveis na maior parte do ano.

Localização 

A região que abriga a Amazônia Legal abrange 59% do território brasileiro, distribuído entre 775 municípios. Se a Amazônia Legal fosse um país, seria o sexto maior do mundo em extensão territorial.

Já a Mata Atlântica, passa por 3.429 municípios (61% das cidades brasileiras) , porém cobre apenas 15% do território nacional, passando por 17 Estados nas regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul. 

Fauna e flora 

A Mata Atlântica possui uma enorme biodiversidade devido às variações ambientais do bioma. Essas variações acontecem devido à extensão da Mata Atlântica em latitude, longitude e a variações altitudinais.  São cerca de 20 mil espécies vegetais e em relação a fauna são:


  • 850 espécies de aves;

  • 370 espécies de anfíbios;

  • 200 espécies de répteis;

  • 270 espécies de mamíferos;

  • 350 espécies de peixes;

Já na Amazônia são 3.650.000 km² de floresta contínua.  Estudos indicam que é possível encontrar na região cerca de 30 milhões de espécies animais, e,  mesmo assim, a fauna desse bioma não é totalmente conhecida pela ciência.

Semelhança 

 A Amazônia e a Mata Atlântica tem sofrido um intenso aumento no desmatamento de suas áreas. De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, atualmente, restam apenas 12,4% da floresta original. Outros fatores como a caça de animais, pesca predatória e tráfico de animais e plantas nativos da região tem impactado negativamente o bioma.

Já na Amazônia, o desmatamento aumenta de forma intensa anualmente. Só para se ter ideia, entre 2017 e 2018 foram quase 4.000 km² desmatados, representando um aumento de 40%. O desmatamento ocorre principalmente em áreas privadas, assentamentos e unidades de conservação.


Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 14 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/