Portal Amazônia responde: por que o carrapicho “gruda”?

O carrapicho se refere a qualquer planta que tem frutos ou sementes que possuem pequenos espinhos ou pelos e “grudam” facilmente em roupas e animais.

Você já deve ter se deparado com essa situação: Está andando pela rua ou parado próximo a um parque ou uma área que possua plantas e arbustos de repente aparece várias pequenas bolinhas na sua roupa ou no pelo do seu animal de estimação. Quando vai tirar, se perfura devido aos espinhos ou gruda em outras partes do seu corpo.

O “bichinho”  que gruda na roupa, na verdade é conhecido como carrapicho. Mas afinal, o que é carrapicho e por que ele gruda? 

O Portal Amazônia entrevistou o zoologista e curador do Herbário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia  (Inpa/MCTI), Mike Hopkins, que respondeu esses questionamentos. Confira:

Foto: Isabelle Lima/Portal Amazônia

O que é carrapicho?

Carrapicho é uma espécie de vegetal e se refere a qualquer planta que tem frutos ou sementes que possuem pequenos espinhos ou pelos e grudam facilmente em roupas e animais. 

Para o pesquisador Mike Hopkins, na Amazônia, os carrapichos mais conhecidos são as plantas do gênero Desmodium, que possuem frutos em forma de legume, semelhante à uma ervilha e espécies da família Poaceae, “Algumas espécies têm sementes cobertas com um tipo de cola que ficam  grudados em volta da boca de papagaios ou outros pássaros quando eles comem.”, acrescenta Mike. 

Estes são mais comuns em áreas abertas, não em mata fechada, pois se refere a um tipo de dispersão de sementes de plantas tecnicamente conhecida como epizoochoria (externa-animal-dispersão).

Dispersão de sementes 

Hopkins  relata que o fenômeno de “grudar” na pele funciona como uma forma de dispersar sementes para lugares distantes com o intuito de que a planta se prolifere em outros lugares.

“Uma vez que plantas não andam, todas precisam distribuir suas sementes para lugares mais distantes da planta mãe. Por exemplo, tem sementes pequenas que podem ser distribuídas pelo vento, outras que podem cair na água e flutuar. Nos trópicos, a maioria usa algum animal (ou pássaro) para ajudar no processo. Um animal pode comer parte da fruta e deixar a semente cair, ou mais comumente, a semente é engolida e mais tarde expelida nas fezes, longe da planta mãe.”,

explicou o especialista.

Contudo, para atrair os animais, a planta precisa fornecer algo em troca. No caso, a polpa saborosa em volta da semente. “O animal toca no fruto e a semente/fruto desfaz da mãe e fixa no animal, e depois caiam quando o animal faz uma limpeza da sua pele. A maioria tem pelos em forma de ganchos, e não causam nenhum dano no animal”, ressaltou.

Uso medicinal

Considerado uma erva-daninha para muitos agricultores em suas plantações, o carrapicho pode ser utilizado para fins fitoterápicos (medicinais). O chá com as folhas da planta tem ação importante na cicatrização de feridas, hemorróidas, aftas, dores de cabeça, de dentes e diabetes.

Também é indicado na medicina tradicional para o tratamento de cólicas menstruais e é considerado um bom relaxante muscular com efeitos analgésicos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade