Perto do período de cheias, Serviço Geológico do Brasil monitora situação dos rios da Amazônia

Para a capital amazonense, a previsão é que o Rio Negro, que vem subindo 3 cm por dia, ao longo das últimas semanas, tenha uma média de pouco mais de 28 metros

O Serviço Geológico do Brasil apresentou uma previsão de altura que os rios Negro, Solimões e Amazonas devem alcançar durante o período de cheias neste ano. Nessa área da região amazônica vivem mais de 2,3 milhões de pessoas. Os dados antecipam os próximos 30 dias.

A boa notícia passada por Jussara Cury, pesquisadora do Serviço Geológico, é que os municípios de Itacoatira e Parintins, banhados pelo rio Amazonas, estão com possibilidades remotas de superar a cota de inundação. Já Manaus e Manacapuru, registram inundações para o próximo mês, mas não devem atingir os índices mais altos, chamados de “inundação severa”.

Foto: Jean Beltrão/Rede Amazônica

Para a capital amazonense, a previsão é que o Rio Negro, que vem subindo 3 cm por dia, ao longo das últimas semanas, tenha uma média de pouco mais de 28 metros, considerada faixa normal para o período.

Mesmo assim, Manaus exige adaptações de infraestrutura. Pelo menos 19 bairros de Manaus podem ser atingidos pela cheia nas próximas semanas, segundo a Defesa Civil. Alguns bairros, já começaram a receber pontes de madeira para acesso dos moradores por causa da cheia.

Em Manacapuru, a previsão é que o Rio Solimões atinja entre 18 e 19 metros, ficando também dentro da normalidade e também não deve atingir o pico de inundação máxima. O Alerta de Cheias do Amazonas é feito pelo Serviço Geológico Brasileiro com colaboração do Sistema de Proteção da Amazônia e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade