Pau-rosa: o fixador de perfume da floresta amazônica

Óleo extraído da árvore pau-rosa é usado na fabricação de perfumes

Encontrado na Floresta Amazônica, o pau-rosa (Aniba rosaeodora) são árvores que podem atingir até 30 metros de altura, com troncos de dois metros de diâmetro. Também conhecida como pau-rosa mulatinho, pau-rosa itaúba e pau-rosa imbaúba, essa espécime produz um óleo que é utilizado como essência na fórmula de vários perfumes na Europa e Estados Unidos, principalmente na fabricação do perfume Chanel Nº5, usado por Marilyn Monroe.

“Até pouco tempo, o óleo do pau rosa era usado como fixador. É um segredos dos perfumes franceses” afirmou Ari Hidalgo.

Foto: divulgação

 Sua exploração começou na década de 1920, onde o produto chegou a ser o terceiro colocado em exportações da Amazônia, ficando atrás apenas da borracha e castanha. Estima-se que entre 1937 e 2002, dois milhões de árvores foram derrubadas em cerca de 10 milhões de hectares da Floresta Amazônica.Para extrair o óleo, é preciso derrubar uma das árvores da espécime para então, picotar seu tronco e fervê-lo em uma caldeira para que o óleo evapore com a água e condense.

E 1992, o pau-rosa entrou para a lista de espécies ameaçadas do Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e também está incluída nas listas oficiais de espécies em extinção na Colômbia e Suriname. Anteriormente, a árvore era encontrada em toda a Amazônia, mas, hoje em dia, é possível apenas nos municípios de Parintins, Maués, Presidente Figueiredo e Nova Aripuanã, no Amazonas.

Recentemente, a produção sustentável do plantio da árvore de Pau Rosa vêm se tornando uma alternativa para impulsionar a economia do estado do Amazonas e utilizar como fonte de renda para os pequenos produtores. Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuária e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), fizeram uma visita no dia 9 de junho a uma agroindústria localizada no município de Itacoatiara com o objetivo de avaliar o progresso para a produção de óleos essenciais e firmar uma parceria para viabilizar o plantio da espécie e movimentar a economia.

Para saber mais informações sobre a árvore de pau-rosa, o Portal Amazônia te convida a conferir nosso vídeo no canal do Youtube:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade