Manaus 30º • Nublado
Sexta, 20 Mai 2022

Óleo de avestruz: Para quê serve?

avestruz-reproducao-cria-e-recria

Quem busca uma alimentação mais saudável e benéfica ao organismo, muitas vezes substitui produtos produzidos de maneira industrial, com conservantes e corantes, por exemplo, por produtos naturais, como ervas utilizadas como temperos, óleos de origem animal, dentre outros.

Mas para quem não conhece bem a diversidade de itens naturais, esse processo pode ser um pouco complicado. O Portal Amazônia  trás os benefícios e propriedades do óleo de avestruz. 

Foto: Reprodução

 Extraído da banha do avestruz presente em uma bolsa de gordura do animal, o óleo possui substâncias ricas em ômega 3, 6, 7 e 9 e pode ser utilizado para substituir o tradicional óleo de cozinha. Mas o que são essas propriedades conhecidas como ômega?

Os populares "ômegas" são gorduras do tipo insaturada formadas por ácidos graxos e são conhecidas por serem "gorduras do bem". O ômega 3, presente no óleo de avestruz, é capaz de reduzir a concentração de colesterol e triglicerídeo (gordura no sangue) no organismo.

O ômega 6 promove o fortalecimento do sistema imunológico e melhora a aparência da pele; Já o ômega 7 é importante no processo de regeneração muscular; Por fim, o ômega 9 sintetiza hormônios e auxilia na redução de sintomas da TPM.

Além das gorduras do bem, o óleo é rico em vitaminas A, B, D1, D3, D5 e  E. Com tantas propriedades, fica o questionamento: Para quê serve o óleo de avestruz? Confira a seguir:

 Benefícios para a saúde

  • Alivia dores de doenças reumáticas e osteoarticulares, auxiliando no tratamento
  • Auxilia no tratamento de doenças dermatológicas (dermatite, psoríase e eczema, por exemplo);
  • Diminui o estresse ao reduzir a concentração de cortisol no sangue;
  • Diminui as ondas de calor da menopausa e alivia os sintomas da TPM.
Benefícios a longo prazo  

  •  Melhora o funcionamento do cérebro;
  • Previne inflamações e auxilia no processo de cicatrização e recuperação de queimaduras;
  • Previne doenças cardiovasculares, 
 Benefícios estéticos

  • Melhora a saúde e a aparência da pele, cabelos e unhas;
  • Evita rugas e linhas de expressão;
Combate ao câncer

Por ter, entre suas propriedades, ômega 3, o óleo de avestruz pode ser benéfico no combate ao câncer, inibindo a carcinogênese, que é o processo de formação da doença, além de atrapalhar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia de drogas quimioterápicas.

Recentemente, constatou-se também que o óleo de avestruz comporta em si uma substância  de nome Alquilglicerois. Essa substância só havia, até então, sido encontrada na medula óssea vermelha de alguns mamíferos, no leite materno humano e em algumas espécies de tubarões. Ela é um poderoso protetor do sistemas imunológico e fez com que pacientes que utilizaram do óleo não apresentassem resultados negativos em relação à quimioterapia.

Contraindicações

O óleo de avestruz não possui contraindicações nem estudos que comprovassem efeitos negativos vindo do mesmo. Contudo, é necessário sempre consultar um médico nutricionista e utilizar doses diárias indicadas para o seu biotipo e características físicas.

O óleo pode ser consumido na forma de cápsulas, óleo e em cremes e é encontrado em em lojas de produtos naturais ou na internet.

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários: 1

auri brasil furtado paccheco em Quarta, 22 Dezembro 2021 18:12

muito util para nos aumentar o interesse por usar produtos naturais em nosso dia a dia

muito util para nos aumentar o interesse por usar produtos naturais em nosso dia a dia
Visitante
Sexta, 20 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/