Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Fevereiro 2023

Grupo Rede Amazônica: 50 fatos sobre uma das maiores emissoras da Amazônia

Há 50 anos, o Grupo Rede Amazônica tem a missão de levar a região Amazônica para o mundo. De lá para cá, muita coisa mudou e a empresa precisou evoluir junto com o mundo. 

Por causa disso, o Portal Amazônia preparou uma lista com 50 curiosidades sobre a Rede Amazônica. Confira:

1 - A Rádio TV do Amazonas foi um sonho dos jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro, juntamente com o empresário de propaganda Joaquim Margarido.

2 - Antes da Rádio TV do Amazonas, o trio se aventurou no mundo da propaganda com a agência Amazonas Publicidade Ltda., em 1968.

3 - No primeiro semestre de 1970, houve a outorga do Canal.

4 - No dia 10 de agosto de 1972, aconteceu a fase experimental da Rádio TV do Amazonas, no canal 5.

5 - A benção para o início da transmissão foi dada pelo cônego Walter Nogueira.

6 - A Rádio TV do Amazonas foi inaugurada no dia 1 de setembro de 1972, às 20h.

7 - Dona Nazira Chamma Daou se tornou a madrinha da Rádio TV do Amazonas.

8 - No início, o canal transmitia programas da TV Record, da Fundação Padre Anchieta e da TVE do Rio de Janeiro.

10 - Era exibido também filmes e desenhos que eram adquiridos diretamente das fornecedoras da época: Colúmbia, 20th Century Fox, MGM e UA.

11 - Numa primeira etapa, a Rádio TV do Amazonas se tornou afiliada da Rede Bandeirantes.

12 - Encontro da Verdade, Programa Encontro com o Povo, Amazonas em Revista, Sociedade, Portugal sem Passaporte e noticiários eram alguns dos programas que preenchiam a grade da Rádio TV do Amazonas.

13 - Eventos promovidos pela empresa também eram exibidos na programação, entre eles estão: Chegada do Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Dia dos Namorados, Festival de Rua, Corridas Ciclística e Pedestre Henrique Archer Pinto.

14 - A primeira sede da Rádio e TV do Amazonas estava localizada na Cachoeirinha. A emissora funcionava na esquina de duas grandes Avenidas de Manaus, Carvalho Leal e Tefé.

Primeira sede da Rádio TV do Amazonas. Foto: Abrahim Baze/Arquivo Pessoal

15 - O comentarista esportivo Orlando Rebelo comandou o primeiro programa de esportes da Rádio e TV do Amazonas, o Esporte das Multidões.

16 - No começo, a emissora recebia as fitas dos jogos no final de semana que ocorriam nas principais praças de esportes do país. A programação esportiva era gerada pela TV Bandeirantes.

17 - Titio Barbosa apresentou o programa infantil 'O Mundo das Crianças', que era levado ao ar de segunda à sexta.

18 - Já a filha de Barbosa, Marília Barbosa foi apresentadora do programa infantil 'Viva Marília', em 1973. Infelizmente, a jovem faleceu no dia 3 de outubro de 1983.

19 - A primeira Copa do Mundo que a Rádio TV do Amazonas transmitiu foi a de 1974. O evento sediado na Alemanha Ocidental teve o país anfitrião como ganhador. O Brasil ficou na quarta colocação.

20 - A Rádio e TV Amazonas acompanhou a visita do Papa João Paulo II a Manaus. Na época, o Sumo Pontífice celebrou uma procissão fluvial até o Encontro das Águas no dia 11 de julho de 1980.

21 - A Rádio Amazonas FM foi fundada no dia 29 de março de 1985.

22 - Os primeiros locutores foram: Graciano Rebelo, Raidi Rebelo, Ronaldo Tiradentes, José Dantas, Luiz Cláudio Santoro, Renato Pitanga e Marcos Vinicius.

23 - A rádio aliava boa música a um jornalismo de qualidade. Entre os jornais se destacam: Jornal em cima da notícia, Jornal da Amazônia, Consultório Família, Boletim 101 Notícias e Entrevistas Debate 101.

24 - Em 1985, a diretoria da emissora criou a Fundação Rede Amazônica, uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de treinar e formar novos comunicadores.

Foto: Abrahim Baze/Arquivo Pessoal

25 - Em 1986, a Rádio TV do Amazonas passou a ser afiliada da Globo. Neste cenário, com a programação unificada, foi possível a utilização de um canal do satélite Brasilsat.

26 - A Rádio TV do Amazonas ganhou destaque nacional quando o apresentador Dudu Monteiro de Paula entrou ao vivo na programação do Domingão do Faustão. Na época, participaram da transmissão uma equipe do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e o Sr. Francisco Silva, que comeu vidro enquanto tomava uma taça de vinho.

27 - Os 15 anos da Rádio TV Amazonas, em 1987, foi comemorado com o "Festão do Povo", na Bola da Suframa.

28 - José Augusto Roque da Cunha, Paulo José, Atlas Bacelar e Luiz Eduardo foram nomes que marcaram o telejornalismo da emissora.

29 - Amazônia em Notícia, AM TV, Jornal do Amazonas, Jornal Vinte e Quatro Horas foram alguns dos produtos do jornalismo da Rádio Tv do Amazonas.

30 - Elias Emanuel, Gilson Boschiero, Cléo Pinheiro, Cláudia Tavares, Cláudio Rosas, Daniela Abranches e Mariana Paraguassu marcaram a geração dos anos 90 na telinha da Rádio TV Amazonas.

31 - Em 1995, a Rádio TV Amazonas cobriu a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso à Reserva Mamirauá. Essa foi considerada uma das transmissões mais difíceis da emissora.

32 - Outro marco para a emissora foi a mudança de sede. Em 1995, a Rádio TV Amazonas migrou da Cachoeirinha para o bairro Aleixo.

33 - Inicialmente a Fundação Rede Amazônica foi instalada nas dependências do Studio 5 Centro de Convenções. Em meados de 1995, foi transferida para o histórico prédio da TV Amazonas, na esquina das ruas Carvalho Leal com Avenida Tefé, no bairro da Cachoeirinha.

34 - Durante muitos anos, a Rádio Amazonas FM funcionou na Torre de Criação. O espaço também agregava os setores de produção de vídeos e material gráfico, Fundação Rede Amazônica e demais empresas do grupo.

35 - Em janeiro de 1999, a Fundação Rede Amazônica transferiu-se para as novas dependências localizadas à Praça Francisco Pereira da Silva 149, no bairro Crespo, onde passou a contar também com um Museu, uma Biblioteca e um Memorial.

36 - A entrada da Rádio TV Amazonas na Internet aconteceu no dia 5 de julho de 2001, com a criação do ´site Portal Amazônia.

37 - Para comemorar o aniversário de 30 anos da Rádio TV do Amazonas foi promovido o "Bênção pela Paz", que contou com a participação do Padre Marcelo Rossi.

38 - O poeta Celdo Braga criou um poema para homenagear os 30 anos da Rádio TV Amazonas. Confira:

Na Tela do tempo,
na retina da vida
imagens de 30 invernos
e de 30 verões
- embalando esta Rede de sonhos
tecida no tear da esperança.

30 pedras preciosas,
30 centelhas de luz
aluminando caminhos
norteando destinos
de melhores dias.

30 momentos de fé
marcados pela certeza,
consagrados à firmeza
dos verbos lutar - vencer.

30 fachos de poronga,
clarões de simplicidade,
fonte viva de verdade
do saber e do amor.

30 chamas bem acesas
espelhadas na grandeza
da tela do criador

por Celdo Braga
Foto: Abrahim Baze/Arquivo Pessoal

39 - Em 2002, o historiador Abrahim Baze escreveu um livro intitulado "História - Rede Amazônica". Na obra, o autor narra e mostra fotos, além de documentos, que mostram a criação da Rádio TV Amazonas.

40 - A Rádio TV Amazonas passou a transmitir o sinal em HD no dia 31 de agosto de 2009.

41 - No fim de 2014, a Rede Amazônica arrenda a frequência da Rádio Baré, pertencente ao Jornal do Commercio, que passa a retransmitir a programação da Amazonas FM, estação de rádio do grupo.

42 - Em julho de 2015, a Rede Amazônica anunciou que a emissora iria se tornar afiliada a Central Brasileira de Notícias, que até então era retransmitida pela CBN Manaus (hoje Tiradentes News FM).

43 - Em 4 de agosto, a emissora deixa de retransmitir a Amazonas FM e passa a se chamar CBN Amazônia, tornando-se a nova afiliada da rede em Manaus.

44 - Existe ainda a CBN Amazônia, afiliada da CBN, com emissoras em Manaus, Rio Branco, Guajará-Mirim, Porto Velho e Belém.

45 - O ano de 2016 foi triste para a família Rede Amazônia. O trio fundador partiu em datas próximas: José Margarido (5 de outubro de 2016), Milton Cordeiro (31 de outubro de 2016) e Phelippe Daou (14 de dezembro de 2016).

Antiga redação do Amazon Sat. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

46 - Em 2017, a Rádio TV do Amazonas passou a se chamar Grupo Rede Amazônica.

47 - Em 2021, o Grupo Rede Amazônica passou a utilizar a tecnologia da Dolby Atmos para aprimorar o áudio entregue aos telespectadores.

48 - Além das emissoras de televisão e rádio, o Grupo Rede Amazônica contou com diversas empresas como, por exemplo, o Studio 5, Alva da Amazônia, Amazonas Energia Solar, Estúdio Amazônico de Radiodifusão, Fundação Rede Amazônica e Grupo Amazônia a Cabo.

49 - No dia 30 de agosto deste ano, o Jornal do Amazonas 2ª edição reuniu gerações de apresentadores para comemorar os 50 anos do Grupo Rede Amazônica. Na ocasião, os jornalistas Cláudio Rosas e Cleo Pinheiro foram convidados pela atual apresentadora, Luana Borba, para a edição especial do jornal.

50 - Atualmente, a Rede Amazônica opera em cinco estados da região Norte: Amazonas (1 de setembro de 1972), Rondônia (13 de setembro de 1974), Roraima (14 de junho de 1974), Amapá (25 de janeiro de 1975) e Acre (16 de outubro de 1974), além do sinal da CBN Amazônia que é transmitido no Pará. 

Cleo Pinheiro, Cláudio Rosas e Luana Borba: três gerações de apresentadores dos noticiários reunidos em uma edição especial de 50 anos. Foto: Daniel Landazuri/Grupo Rede Amazônica

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/