Há 50 anos, o Grupo Rede Amazônica tem a missão de mostrar a Amazônia para o mundo.
Há 50 anos, o Grupo Rede Amazônica tem a missão de levar a região Amazônica para o mundo. De lá para cá, muita coisa mudou e a empresa precisou evoluir junto com o mundo.
Por causa disso, o Portal Amazônia preparou uma lista com 50 curiosidades sobre a Rede Amazônica. Confira:
1 – A Rádio TV do Amazonas foi um sonho dos jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro, juntamente com o empresário de propaganda Joaquim Margarido.
2 – Antes da Rádio TV do Amazonas, o trio se aventurou no mundo da propaganda com a agência Amazonas Publicidade Ltda., em 1968.
3 – No primeiro semestre de 1970, houve a outorga do Canal.
4 – No dia 10 de agosto de 1972, aconteceu a fase experimental da Rádio TV do Amazonas, no canal 5.
5 – A benção para o início da transmissão foi dada pelo cônego Walter Nogueira.
6 – A Rádio TV do Amazonas foi inaugurada no dia 1 de setembro de 1972, às 20h.
7 – Dona Nazira Chamma Daou se tornou a madrinha da Rádio TV do Amazonas.
8 – No início, o canal transmitia programas da TV Record, da Fundação Padre Anchieta e da TVE do Rio de Janeiro.
10 – Era exibido também filmes e desenhos que eram adquiridos diretamente das fornecedoras da época: Colúmbia, 20th Century Fox, MGM e UA.
11 – Numa primeira etapa, a Rádio TV do Amazonas se tornou afiliada da Rede Bandeirantes.
12 – Encontro da Verdade, Programa Encontro com o Povo, Amazonas em Revista, Sociedade, Portugal sem Passaporte e noticiários eram alguns dos programas que preenchiam a grade da Rádio TV do Amazonas.
13 – Eventos promovidos pela empresa também eram exibidos na programação, entre eles estão: Chegada do Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, Dia dos Namorados, Festival de Rua, Corridas Ciclística e Pedestre Henrique Archer Pinto.
14 – A primeira sede da Rádio e TV do Amazonas estava localizada na Cachoeirinha. A emissora funcionava na esquina de duas grandes Avenidas de Manaus, Carvalho Leal e Tefé.
15 – O comentarista esportivo Orlando Rebelo comandou o primeiro programa de esportes da Rádio e TV do Amazonas, o Esporte das Multidões.
16 – No começo, a emissora recebia as fitas dos jogos no final de semana que ocorriam nas principais praças de esportes do país. A programação esportiva era gerada pela TV Bandeirantes.
17 – Titio Barbosa apresentou o programa infantil ‘O Mundo das Crianças’, que era levado ao ar de segunda à sexta.
18 – Já a filha de Barbosa, Marília Barbosa foi apresentadora do programa infantil ‘Viva Marília’, em 1973. Infelizmente, a jovem faleceu no dia 3 de outubro de 1983.
19 – A primeira Copa do Mundo que a Rádio TV do Amazonas transmitiu foi a de 1974. O evento sediado na Alemanha Ocidental teve o país anfitrião como ganhador. O Brasil ficou na quarta colocação.
20 – A Rádio e TV Amazonas acompanhou a visita do Papa João Paulo II a Manaus. Na época, o Sumo Pontífice celebrou uma procissão fluvial até o Encontro das Águas no dia 11 de julho de 1980.
21 – A Rádio Amazonas FM foi fundada no dia 29 de março de 1985.
22 – Os primeiros locutores foram: Graciano Rebelo, Raidi Rebelo, Ronaldo Tiradentes, José Dantas, Luiz Cláudio Santoro, Renato Pitanga e Marcos Vinicius.
23 – A rádio aliava boa música a um jornalismo de qualidade. Entre os jornais se destacam: Jornal em cima da notícia, Jornal da Amazônia, Consultório Família, Boletim 101 Notícias e Entrevistas Debate 101.
24 – Em 1985, a diretoria da emissora criou a Fundação Rede Amazônica, uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de treinar e formar novos comunicadores.
25 – Em 1986, a Rádio TV do Amazonas passou a ser afiliada da Globo. Neste cenário, com a programação unificada, foi possível a utilização de um canal do satélite Brasilsat.
26 – A Rádio TV do Amazonas ganhou destaque nacional quando o apresentador Dudu Monteiro de Paula entrou ao vivo na programação do Domingão do Faustão. Na época, participaram da transmissão uma equipe do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e o Sr. Francisco Silva, que comeu vidro enquanto tomava uma taça de vinho.
27 – Os 15 anos da Rádio TV Amazonas, em 1987, foi comemorado com o “Festão do Povo”, na Bola da Suframa.
28 – José Augusto Roque da Cunha, Paulo José, Atlas Bacelar e Luiz Eduardo foram nomes que marcaram o telejornalismo da emissora.
29 – Amazônia em Notícia, AM TV, Jornal do Amazonas, Jornal Vinte e Quatro Horas foram alguns dos produtos do jornalismo da Rádio Tv do Amazonas.
30 – Elias Emanuel, Gilson Boschiero, Cléo Pinheiro, Cláudia Tavares, Cláudio Rosas, Daniela Abranches e Mariana Paraguassu marcaram a geração dos anos 90 na telinha da Rádio TV Amazonas.
31 – Em 1995, a Rádio TV Amazonas cobriu a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso à Reserva Mamirauá. Essa foi considerada uma das transmissões mais difíceis da emissora.
32 – Outro marco para a emissora foi a mudança de sede. Em 1995, a Rádio TV Amazonas migrou da Cachoeirinha para o bairro Aleixo.
33 – Inicialmente a Fundação Rede Amazônica foi instalada nas dependências do Studio 5 Centro de Convenções. Em meados de 1995, foi transferida para o histórico prédio da TV Amazonas, na esquina das ruas Carvalho Leal com Avenida Tefé, no bairro da Cachoeirinha.
34 – Durante muitos anos, a Rádio Amazonas FM funcionou na Torre de Criação. O espaço também agregava os setores de produção de vídeos e material gráfico, Fundação Rede Amazônica e demais empresas do grupo.
35 – Em janeiro de 1999, a Fundação Rede Amazônica transferiu-se para as novas dependências localizadas à Praça Francisco Pereira da Silva 149, no bairro Crespo, onde passou a contar também com um Museu, uma Biblioteca e um Memorial.
36 – A entrada da Rádio TV Amazonas na Internet aconteceu no dia 5 de julho de 2001, com a criação do ´site Portal Amazônia.
37 – Para comemorar o aniversário de 30 anos da Rádio TV do Amazonas foi promovido o “Bênção pela Paz”, que contou com a participação do Padre Marcelo Rossi.
38 – O poeta Celdo Braga criou um poema para homenagear os 30 anos da Rádio TV Amazonas. Confira:
Na Tela do tempo,
na retina da vida
imagens de 30 invernos
e de 30 verões
– embalando esta Rede de sonhos
tecida no tear da esperança.30 pedras preciosas,
30 centelhas de luz
aluminando caminhos
norteando destinos
de melhores dias.30 momentos de fé
marcados pela certeza,
consagrados à firmeza
dos verbos lutar – vencer.30 fachos de poronga,
clarões de simplicidade,
fonte viva de verdade
do saber e do amor.30 chamas bem acesas
espelhadas na grandeza
da tela do criadorpor Celdo Braga
39 – Em 2002, o historiador Abrahim Baze escreveu um livro intitulado “História – Rede Amazônica”. Na obra, o autor narra e mostra fotos, além de documentos, que mostram a criação da Rádio TV Amazonas.
40 – A Rádio TV Amazonas passou a transmitir o sinal em HD no dia 31 de agosto de 2009.
41 – No fim de 2014, a Rede Amazônica arrenda a frequência da Rádio Baré, pertencente ao Jornal do Commercio, que passa a retransmitir a programação da Amazonas FM, estação de rádio do grupo.
42 – Em julho de 2015, a Rede Amazônica anunciou que a emissora iria se tornar afiliada a Central Brasileira de Notícias, que até então era retransmitida pela CBN Manaus (hoje Tiradentes News FM).
43 – Em 4 de agosto, a emissora deixa de retransmitir a Amazonas FM e passa a se chamar CBN Amazônia, tornando-se a nova afiliada da rede em Manaus.
44 – Existe ainda a CBN Amazônia, afiliada da CBN, com emissoras em Manaus, Rio Branco, Guajará-Mirim, Porto Velho e Belém.
45 – O ano de 2016 foi triste para a família Rede Amazônia. O trio fundador partiu em datas próximas: José Margarido (5 de outubro de 2016), Milton Cordeiro (31 de outubro de 2016) e Phelippe Daou (14 de dezembro de 2016).
46 – Em 2017, a Rádio TV do Amazonas passou a se chamar Grupo Rede Amazônica.
47 – Em 2021, o Grupo Rede Amazônica passou a utilizar a tecnologia da Dolby Atmos para aprimorar o áudio entregue aos telespectadores.
48 – Além das emissoras de televisão e rádio, o Grupo Rede Amazônica contou com diversas empresas como, por exemplo, o Studio 5, Alva da Amazônia, Amazonas Energia Solar, Estúdio Amazônico de Radiodifusão, Fundação Rede Amazônica e Grupo Amazônia a Cabo.
49 – No dia 30 de agosto deste ano, o Jornal do Amazonas 2ª edição reuniu gerações de apresentadores para comemorar os 50 anos do Grupo Rede Amazônica. Na ocasião, os jornalistas Cláudio Rosas e Cleo Pinheiro foram convidados pela atual apresentadora, Luana Borba, para a edição especial do jornal.
50 – Atualmente, a Rede Amazônica opera em cinco estados da região Norte: Amazonas (1 de setembro de 1972), Rondônia (13 de setembro de 1974), Roraima (14 de junho de 1974), Amapá (25 de janeiro de 1975) e Acre (16 de outubro de 1974), além do sinal da CBN Amazônia que é transmitido no Pará.