Governo deve apresentar plano de ação para capital privado na Amazônia
Em evento da Frente Parlamentar de Bioeconomia do Senado, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles informou que a pasta deve apresentar, ainda este ano, um plano de ação para o capital privado na Amazônia.Para Salles, problemas como desmatamento v
Redação | Atualizado
Em evento da Frente Parlamentar de Bioeconomia do Senado, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles informou que a pasta deve apresentar, ainda este ano, um plano de ação para o capital privado na Amazônia.
Para Salles, problemas como desmatamento vão diminuir quando houver ações de regularização fundiária, zoneamento econômico e ecológico, pagamento por serviços ambientais, e abertura para empresas na região.
Foto:Divulgação/DF Paulo Gamine
Para ele, indústrias farmacêuticas, de cosméticos e redes hoteleiras, por exemplo, precisam aproveitar melhor o potencial da região.
“Por que não temos grande indústrias de cosméticos na Amazônia? Por que não temos grandes processadores de alimentos na região? Porque não soubemos atrair o capital privado para participar do desenvolvimento sustentável da Amazônia. O que se adotou foi uma postura refratária. Uma lógica que apenas as ações sem fins lucrativos são bem vindas e o setor privado é demonizado”, disse o ministro.
O evento no senado também debateu um novo papel para a Zona Franca de Manaus, priorizando a bioeconomia. Diretor do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão, explica que a Zona Franca precisa aproveitar melhor os insumos da região.
“A partir dos insumos que já existem que é a floresta, os animais, peixes, você tem uma atividade que pode ser desenvolvida com base na pesquisa da biodiversidade, você tem a capacidade de modernizar a Zona Franca de Manaus, dinamizar a geração de empregos, gerar renda para a população”, disse Leitão.
Além de parlamentares e pesquisadores, o evento contou ainda com a presença de representantes de empresas e indústrias de cosméticos, indústria farmacêutica e de biocombustíveis.
saiba mais
Ciama e WWF iniciam parceria para levar energia solar a comunidades remotas do Amazonas
Pará cria o “Fundo da Amazônia Oriental” para o desenvolvimento sustentável da região
Mais de 1,5 mil famílias produtoras do AM têm aumento de renda com apoio do Fundo Amazônia
Queimadas: governadores da Amazônia Legal querem regularização fundiária
Noruega bloqueia envio de dinheiro para Fundo Amazônia
Em artigo de opinião publicado no site ECOA, o cientista Lucas Ferrante contestou a versão do governo do Amazonas e afirmou que a fumaça era proveniente de queimadas em municípios da área de influênci
O dispositivo pode ser utilizado para coleta em profundidade de efluentes hospitalares, industriais, em água de rios, pluviais, poços de água, entre outros.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/
Comentários: