Conheça alguns dos clubes de futebol mais tradicionais da região Norte

Times do Norte têm tradição no esporte mais querido do país, participando de campeonatos regionais, nacionais e até mesmo continentais

Paixão nacional, o futebol é o esporte mais querido em todo o Brasil. Não podia ser diferente: seja em disputas regionais ou até mesmo em competições sul-americanas, os estados da região Norte do Brasil também têm tradição no esporte.

O Portal Amazônia listou alguns dos clubes mais tradicionais do futebol no Norte. Confira abaixo:

Foto: Divulgação/Remo

Remo x Paysandu

Fundado em 5 de fevereiro de 1905, o Clube do Remo é o mais antigo clube de futebol paraense. É chamado popularmente de Leão Azul, apelido que faz referência à mascote e à cor oficial da agremiação, o azul-marinho. É proprietário do Baenão e também manda seus jogos no Mangueirão. 

Seu maior adversário é o Paysandu, cujo clássico Re-Pa é tido como uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Entre as equipes do Norte brasileiro é uma das mais populares, apresentando uma das maiores torcida da região. O Remo frequentemente aparece entre as maiores médias de público do Brasil. 

No futebol profissional, o Remo possui inúmeras conquistas oficiais, evidenciando 46 títulos estaduais e um campeonato brasileiro da série C. Dentro do Estado, o Leão detém feitos únicos como o heptacampeonato de 1913 a 1919, a histórica hegemonia na década de 90 (oito títulos em dez anos, incluindo-se um penta) e o título profissional com 100% de aproveitamento em 2004.

Já o Paysandu Sport Club (PSC) foi fundado em 2 de fevereiro de 1914 por antigos membros do Nort Club. Também é conhecido por ‘Papão’ ou ‘Papão da Curuzu’, em referência à rua onde fica o Estádio da Curuzu. Seu mascote é um lobo e é o clube com maior número de títulos da Região Norte, totalizando 1 Copa dos Campeões, dois títulos do Campeonato Brasileiro da Série B, 1 Copa Norte, dois da Copa Verde e 49 do Campeonato Paraense. O Paysandu também é o único da região a disputar a Copa Libertadores da América, em 2003.

Nacional Futebol Clube

Fundado em 13 de janeiro de 1913, o Nacional Futebol Clube é um dos mais tradicionais clubes do futebol amazonense e surgiu com objetivo de abrir espaço para brasileiros praticarem futebol, em uma época no qual o esporte era quase que exclusividade dos ingleses que viviam em Manaus. Rivaliza com o Athletico Rio Negro Clube, fundado em novembro do mesmo ano.

Suas cores são o azul e o branco, e seus mascotes são a águia e o leão, este último o mais reconhecido e, por isso, o clube é conhecido pela sua torcida como o “Leão da Vila Municipal”, em homenagem ao então bairro da Vila Municipal (atual Adrianópolis), onde fica seu patrimônio social. 

O Nacional FC é o recordista em número de títulos estaduais, com 42 conquistas, incluindo um hexacampeonato entre 1976 e 1981. Foi o primeiro clube do Norte do país a disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, e é a equipe amazonense que mais disputou essa divisão principal do futebol nacional, tendo disputado um total de 14 edições da competição. Na Copa do Brasil, o Nacional esteve em 16 edições, também um recorde para equipes locais.

 Rio Branco Football Club

Fundado na noite do dia 8 de junho de 1919, o Rio Branco FC, também conhecido como Estrelão, é o mais antigo time de futebol do Acre, carregando as cores vermelho e branco. Seu mascote é a Estrela Altaneira, símbolo da Revolução Acriana, que também está presente na bandeira do Estado do Acre. 

Com 47 títulos, é o maior campeão do campeonato acreano, sendo três vezes tricampeão e o único tetra, penta e heptacampeão do torneio estadual. Também é responsável por seis das dez maiores goleadas da história do Acreano. 

Entre suas conquistam também constam três do Copas da Amazônia e uma da Copa Norte, conquistada de forma invicta no ano de 1997. No mesmo ano, participou da Copa Conmebol, tornando-se o primeiro clube do Norte a disputar uma competição oficial sul-americana.

Esporte Clube Macapá

Fundado em 7 de setembro de 1941, o Esporte Clube Macapá é o mais antigo e tradicional clube do Amapá. Com as cores azul e branco, o Macapá é o maior detentor de títulos do futebol amapaense, com 17 títulos somando a fase amadora e a profissional.

Originalmente, recebeu o nome de Panair Sport Clube pois foi criado por funcionários da companhia aérea. Em 1946, quando a empreso deixou de operar no estado, o nome foi alterado para o atual Esporte Clube Macapá.

Conhecido como Azulão, o Macapá tem no Amapá Clube o seu principal rival. O clube foi o primeiro campeão da Copa da Amazônia, em 1975. Já participou do campeonato brasileiro em 1992, na série C, e em 2018, na série D.

Baré Esporte Clube

Fundado em 26 de outubro de 1946, o Baré Esporte Clube é o segundo time mais antigo de Roraima. Atual campeão, o Baré é o maior vencedor do campeonato roraimense, acumulando 28 títulos do estadual, quatro a mais que o seu maior rival Athlético Roraima Clube.

Com as cores vermelho e branco, seu escudo é um losango irregular com o seu principal nome inscrito em letras vermelhas sobre um fundo branco. Seu mascote é o índio e, por esta razão, é chamado carinhosamente de Índio da Consolata, tendo ainda outros apelidos como Colorado da Consolata e O Mais Querido.

Também já ganhou duas Copas da Amazônia e disputou por cinco vezes a série C do campeonato brasileiro, em 1995, 1996, 1997, 1998 e 2000. Também disputou por cinco vezes a Copa do Brasil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Relatório destaca estratégias para transformar o setor madeireiro da Amazônia em modelo sustentável

Para o projeto Amazônia 2030, a madeira quando produzida de forma responsável desponta como alternativa para atender às demandas de construção civil e outros mercados globais.

Leia também

Publicidade