Manaus 30º • Nublado
Domingo, 19 Setembro 2021

Conheça a ave que emite o som mais alto entre os animais; ouça o canto da Araponga-da-Amazônia

Araponga-1_20210707-174833_1

A ave de 30 centrímetros, Araponga-da-Amazônia (Procnias albus) é uma espécie que pode ser encontrada na região Amazônica e Mata Atlântica. Existem 4 espécies de arapongas no mundo, três delas existentes no Brasil.

De acordo com Mário Cohn-Haft, que estuda uma das duas espécies que habitam na Amazônia, araponga emite o som mais alto já medido pela ciência entre todos os animais, e suas características físicas contribuem para produzir o canto ensurdecedor. O som chega a medir 125 decibéis, entrando para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o canto maior entre os pássaros. 

Outro fato curioso é que o alcance do canto da Araponga-da-Amazônia é maior do que o som produzido por uma turbina de avião, que mede 110 decibéis.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores Mario Cohn-Haft, do Departamento de Biodiversidade (COBIO) e Coleções Zoológicas - Aves, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Jeff Todos, professor de biologia da Universidade de Massachusetts. 

Foto: Divulgação

De maneira intuitiva, o animal emite uma nota olhando para a direita e outra virando a cabeça para a esquerda, gesto feito para atrair a fêmea, segundo Cohn-Haft.

"O que atiçou a curiosidade, além do fato de ser preciso de uma anatomia específica para um animal pequeno produzir um som desses, foi o fato dele usar esse som super alto de 125 decibéis, para cortejar a fêmea de perto, no ouvido. Ela pousa ao lado dele e ele emite esse som no ouvido da fêmea. Isso é surpreendente, porque os animais geralmente diminuem o volume para esse tipo de comunicação próxima. Mas esse pássaro faz diferente", destacou.

O Portal Amazônia te convida a conferir o canto da Araponga-da-Amazônia. Veja o vídeo:

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 19 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/