As plantas podem ser encontradas em mercados, feiras regionais e também podem ser cultivadas em casa
Você já deve ter ouvido falar que existem plantas que servem para todo tipo de doença: desde colesterol alto, artrite e até mesmo propriedades anti-inflamatórias. As plantas medicinais são conhecidas por serem ricas em princípios ativos que ajudam a tratar diversos problemas de saúde.
O Portal Amazônia traz hoje quatro plantas medicinais encontradas na Amazônia que contém compostos com propriedade anti-inflamatórias:
1. Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
Com o sabor docinho, o alcaçuz pode ser consumido através de chás, doces, cápsulas de ervas secas e em extrato líquido. A erva age como anti-inflamatório para faringites, falta de ar, coriza, diurético, laxante suave e até mesmo cólicas menstruais. Porém, atenção com o consumo excessivo: Caso o Alcaçuz seja ingerido em excessos pode levar a efeitos colaterais graves.
Além de propriedades anti-inflamatórias também possui efeitos antioxidantes e antimicrobianas.
Pronto para adoçar seu dia?
2. Aroeira (Schinus terebinthifolia)
A seguir, temos a Aroeira que pode ser usada como achar melhor, podendo ser ingerida, aplicada na pele e até mesmo em forma de óleo, só tem vantagens, né? Além disso, as folhas são aromáticas e os frutos redondos são comestíveis.
A planta, além de anti-inflamatório, ajuda na atonia muscular (quando os músculos não conseguem manter elasticidade e se tornam flácidos), distensão dos tendões, artrite, erisipela, possui caráter cicatrizante, ajuda a tratar problemas respiratórios, infecções urinárias fortalece a imunidade e além de tudo, faz bem para pele.
3. Tília (Tilia)
Também chamada de teja, texa ou tilha, a planta possui propriedades anti-inflamatórias e pode ser usadas para gripes, resfriado, febre, enxaqueca e reduzir a ansiedade, conseguindo diminuir a ação do sistema nervoso central.
Facilmente achada em mercados e lojas de produtos naturais, a tília pode ser utilizada através de chás e na culinária, para servir de temperos em alguns pratos.
4. Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)
Com benefícios anti-inflamatórios e anti-oxidantes, a popular unha de gato possui propriedades imunoestimulantes, ajudando no tratamento de doenças como: artrite, artrose, sinusite, rinite, câncer, pneumonia, e na atua na prevenção da trombose. Ela também possui ação estimulante da memória e pode prevenir o Alzheimer.
Todas essas plantas podem ser encontradas para venda em mercados, feiras e em lojas de produtos naturais. Há quem cultive em casa e faça constantemente chás para os efeitos citados no texto. E você, já usou alguma delas para fins medicinais?