Chicória e suas propriedades medicinais

Hortaliça usada principalmente na culinária da região norte, suas propriedades ajudam no alívio de vômitos, diarreia, resfriados e controle da diabetes.

A Chicória da Amazônia (Eryngium foetidum) também conhecida como coentro do mato, é uma hortaliça originada da América Central, e facilmente encontrada na região Norte por ser adaptada ao clima tropical, produzindo folhas grandes. Propaga-se por sementes ou mudas, sendo encontrada em hortas domésticas, se fazendo presente em variadas preparações culinárias. Suas folhas e caules são usados como especiarias, condimentos e ervas culinárias em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios de variadas preparações. 

Foto: Divulgação

Por ser uma planta considerada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), poucas pessoas conhecem as propriedades medicinais da chicória. Possui vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais e fonte de fibras e antioxidantes.

Ela pode ser usada em forma de chá, para alívio de vômitos, diarreia, gripes, resfriados, controle da diabetes, diminuir a retenção de líquidos, além de ajudar na limpeza de feridas e machucados. Na Amazônia é usada para impotência sexual e regulação da menstruação, considerada uma planta abortiva.

“A chicória pode ser usada para a limpeza do parto, o chá é utilizado para eliminação completa da placenta” afirma o professor Moacir Biondo.

Outra propriedade da chicória, é sua ação anti-séptica, atuando como repelente natural de insetos. 

Para saber mais, o Portal Amazônia te convida a conferir o vídeo no nosso canal no Youtube:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade