Chicória e suas propriedades medicinais

Hortaliça usada principalmente na culinária da região norte, suas propriedades ajudam no alívio de vômitos, diarreia, resfriados e controle da diabetes.

A Chicória da Amazônia (Eryngium foetidum) também conhecida como coentro do mato, é uma hortaliça originada da América Central, e facilmente encontrada na região Norte por ser adaptada ao clima tropical, produzindo folhas grandes. Propaga-se por sementes ou mudas, sendo encontrada em hortas domésticas, se fazendo presente em variadas preparações culinárias. Suas folhas e caules são usados como especiarias, condimentos e ervas culinárias em saladas, molhos, temperos, sopas, sucos verdes, cremes e recheios de variadas preparações. 

Foto: Divulgação

Por ser uma planta considerada PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), poucas pessoas conhecem as propriedades medicinais da chicória. Possui vitaminas A, B1, B2 e C, além de sais minerais e fonte de fibras e antioxidantes.

Ela pode ser usada em forma de chá, para alívio de vômitos, diarreia, gripes, resfriados, controle da diabetes, diminuir a retenção de líquidos, além de ajudar na limpeza de feridas e machucados. Na Amazônia é usada para impotência sexual e regulação da menstruação, considerada uma planta abortiva.

“A chicória pode ser usada para a limpeza do parto, o chá é utilizado para eliminação completa da placenta” afirma o professor Moacir Biondo.

Outra propriedade da chicória, é sua ação anti-séptica, atuando como repelente natural de insetos. 

Para saber mais, o Portal Amazônia te convida a conferir o vídeo no nosso canal no Youtube:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projetos de inovação em Engenharia Civil e Agronomia de Roraima são aprovados pelo CNPq

Foco do edital é apoiar pesquisas que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação na Região da Amazônia Legal de modo sustentável.

Leia também

Publicidade