Facilmente encontrada em todo o Brasil, seu consumo pode ser feito através de chás e compressas
A catinga de mulata (tanacetum vulgare), conhecida popularmente por Erva de São Marcos, Tanaceto e Atanásia. É facilmente encontrada em todo o Brasil, principalmente em mercados municipais como Adolpho Lisboa (Manaus- AM) e o Mercado Ver-o-peso (Bélem- PA). Também é muito utilizada em países asiáticos, europeus e América do Norte. Sua folhagem são similares a uma samambaia. Ela dá origem a flores amarelas com cheiro forte e agradável, onde costumam florescer principalmente no verão. Por conta disso, são usadas para produção de loções. As folhas da planta são utilizadas no combate de dores musculares, além de forte cicatrizante.
O chá dessa planta, auxilia no tratamento de vermes, reumatismo, regularização do ciclo menstrual, problema nos rins; taquicardia e epilepsia e no controle da asma.
Outra forma de utilizar a Catinga de Mulata é de forma externa, através de compressas para cuidar de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos.
Como usar a Planta ?
Chá
Ferva 1 litro de água e adicione após fervura 2 colheres de sopa de erva em um recipiente. Tampe o recipiente e deixe abafar por 10 minutos, será o tempo suficiente para infusão estar pronta. Passe o chá em uma peneira de forma que fique somente o liquido para ingestão. A dosagem recomendada diária é de 2 a 3 xícaras no máximo.
Compressa
Em casos de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos a utilização recomendada é de forma externa, sendo passado o azeite por toda região afetada, deixando agir por alguns minutos e sendo retirado com água em abundância.
Para saber mais, o Portal Amazônia te convida a conferir nosso canal: