Catinga de Mulata: A planta usada no combate de dores musculares ao tratamento de asma

Facilmente encontrada em todo o Brasil, seu consumo pode ser feito através de chás e compressas 

A catinga de mulata (tanacetum vulgare), conhecida popularmente por Erva de São Marcos, Tanaceto e Atanásia. É facilmente encontrada em todo o Brasil, principalmente em mercados municipais como Adolpho Lisboa (Manaus- AM) e o Mercado Ver-o-peso (Bélem- PA). Também é muito utilizada em países asiáticos, europeus e América do Norte. Sua folhagem são similares a uma samambaia. Ela dá origem a flores amarelas com cheiro forte e agradável, onde costumam florescer principalmente no verão. Por conta disso, são usadas para produção de loções. As folhas da planta são utilizadas no combate de dores musculares, além de forte cicatrizante.

Foto: Divulgação

O chá dessa planta, auxilia no tratamento de vermes, reumatismo, regularização do ciclo menstrual, problema nos rins; taquicardia e epilepsia e no controle da asma.

Outra forma de utilizar a Catinga de Mulata é de forma externa, através de compressas para cuidar de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos.

Como usar a Planta ?

Chá 

Ferva 1 litro de água e adicione após fervura 2 colheres de sopa de erva em um recipiente. Tampe o recipiente e deixe abafar por 10 minutos, será o tempo suficiente para infusão estar pronta. Passe o chá em uma peneira de forma que fique somente o liquido para ingestão. A dosagem recomendada diária é de 2 a 3 xícaras no máximo. 

Compressa 

Em casos de psoríase, furúnculos, feridas e piolhos a utilização recomendada é de forma externa, sendo passado o azeite por toda região afetada, deixando agir por alguns minutos e sendo retirado com água em abundância. 

Para saber mais, o Portal Amazônia te convida a conferir nosso canal:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade