Manaus 30º • Nublado
Quinta, 23 Setembro 2021

Bala de mangarataia: conheça o doce que tira o ‘ham ham’ da garganta

img_como_fazer_balas_de_caramelo_em_casa_20880_600

Com certeza, você já entrou no ônibus e se deparou com um vendedor oferecendo uma bala "milagrosa", que tira o "ham-ham-ham" da garganta. O doce, produzido com gengibre, é conhecido na Amazônia como 'bala de mangarataia', se tornou um remédio eficaz para desintoxicação do organismo, principalmente nos casos de desconfortos causados pela gripe.


Bala de mangarataia. Foto: Reprodução/Um Como

Não existem dúvidas que a mangarataia é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional da região amazônica. Ela é uma erva rizomotosa (formato de raiz) de até 1 metro de altura. Possui propriedades terapêuticas, sabor picante e é utilizado de diversas maneiras, receitas culinárias e remédios naturais.

De acordo com o pesquisador autodidata e especialista em plantas medicinais da Amazônia, Moacir Biondo, o nome original da raiz é gengibre, mas que na região amazônica recebeu o nome de mangarataia. A nomenclatura mangarataia vem do tupi, mangará + tupi 'taya', que significa picante.

"A palavra mangarataia é utilizada apenas na região. A origem da planta é antiga na Amazônia e tem, pelo menos, uns 100 anos. Os primeiros registros do uso da mangarataia vem da fronteira entre o Pará e o Amazonas", explicou.

Bala de mangarataia. Foto: Reprodução/Um Como

Propriedades

As balas de gengibre podem ser consumidas para tratar tosses, náuseas, dores de cabeça, vômitos, cólera, gripe, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas. Uma porção de 4 gramas do doce, tem o valor energético de 16 kcal, e já alivia a dor de garganta, mas a sensação é momentânea.

A raiz é preparada de outras maneiras como, por exemplo, em pó, chá, spray, cristal e cápsula. "É um remédio versátil e poderoso. A bala tem uma ação imediata, mas os outros preparos também agem de maneira concentrada no corpo", disse Biondo.

Receita caseira

Ficou curioso e quer provar a famosa bala de mangarataia? O Portal Amazônia te dá o passo a passo da receita; confira: 

Ingredientes

2 gengibres ralados
4 colheres (sopa) de mel
1 copo americano de açúcar mascavo
Suco de limão

1/2 copo de água
2 colheres (sopa) manteiga
1 colher (sopa de amido de milho

Modo de fazer

Em uma panela coloque todos os ingredientes. Depois, ferva em fogo baixo, sempre mexendo a mistura até engrossar e ficar a ponto de bala.

Escolha uma forma e unte. Em seguida, coloque a bala por cima e deixe esfriar. Corte em pedacinhos e embrulhe em papel próprio para bala.


Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 23 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/