A ave perdeu o posto de símbolo nacional para o sabiá-laranjeira e, atualmente, estima-se que haja menos de 3 mil indivíduos da espécie.
Origem do nome
A ararajuba é conhecida também como guaruba, guarajuba, tanajuba, aiurujuba, ajurujuba, marajuba, ajurujubacanga, guarujuba, arara amarela e papagaio-imperial.
Os nomes garuba e ararajuba derivam da língua indígena tupi: guará = pássaro, yuba = amarelo; ou arara=aumentativo de ará (papagaio) e yuba = amarelo.
Características
A ave chega a medir cerca de 34 cm e pesa 255g. Muitas vezes ela é associada como símbolo nacional por apresentar as cores da bandeira brasileira, sendo amarela com as pontas das asas verdes.
A fase reprodutiva vai de agosto a setembro e o tempo de incubação é de 30 dias. Atingem a maturidade aos dois anos de idade e podem viver até 30 anos.
Ela é endêmica da Amazônia brasileira, encontrada principalmente entre o sudeste do Amazonas e o oeste do Maranhão, mas foi descrita no final do século XVI pelo jesuíta Fernão Cardin, na Bahia, como “uma ave muito valiosa comercialmente, equivalente ao preço de dois escravos”.
Hábitos
Existem poucas informações na literatura científica sobre os hábitos dessa ave na vida selvagem. Contudo, sabe-se que se alimentam de sementes, frutos oleosos, frutas e flores. As ararajubas se reúnem em grupos de até 40 indivíduos e são bastante sociáveis e colaborativas entre si.
Se espécies ameaçam invadir seu território, expulsam os intrusos de sua área de nidificação. Seus maiores inimigos são o tucano-de-peito-branco, tucano-de-bico-preto, araracanga e o cauré. Mas ainda lutam pela sobrevivência de seus filhos com macacos, iraras e serpentes.
Diferentemente de outras espécies, não somente os pais ajudam no processo de incubação dos ovos, mas todos os outros indivíduos do bando.
Um símbolo ameaçado
Devido às ações de caça e tráfico da fauna silvestre, a ararajuba está ameaçada de extinção. A União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) classifica a espécie como ameaçada e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classifica como vulnerável. Estima-se que haja menos de três mil indivíduos atualmente e que este número está em declínio.
A ararajuba também foi candidata a símbolo oficial nacional, por carregar as cores da bandeira nas penas. Contudo, o a ave símbolo é a sabiá-laranjeira.