Manaus 30º • Nublado
Quinta, 02 Fevereiro 2023

Linha do Tempo mostra a história do Grupo Rede Amazônica

FRENTE

Comemorando meio século no dia 1 de setembro, o Grupo Rede Amazônica foi fundado em 1972, pelos jornalistas Phelippe Daou, Milton Magalhães de Cordeiro e o empresário Joaquim Margarido.

Inicialmente, em 1968, o trio criou a empresa Amazonas Publicidade, que tinha como objetivo montar um conglomerado de mídia no Amazonas. Neste mesmo ano, eles receberam a notícia de que o Ministério das Comunicações iria abrir uma disputa para implantar uma nova emissora de televisão em Manaus.

Após conseguir a disputa, a outorga foi liberada no primeiro semestre de 1970 que também determinava o prazo de dois anos para a implantação da emissora. Com os equipamentos em mãos, no dia 10 de Agosto de 1972, a emissora realizou o seu primeiro teste, levando o sinal do Canal 5 para as televisões em fase experimental.

Sendo oficialmente inaugurada no dia 1º de setembro de 1972, a Rádio TV do Amazonas Ltda. contou com uma cerimônia de inauguração que fez parte das festividades do Sesquicentenário da Independência do Brasil, no Amazonas. A cerimônia também contou com o arcebispo de Manaus, que realizou uma missa para abençoar o empreendimento. 

Primeira Instalação da Rádio Tv do Amazonas. Foto: Reprodução/Livro 'História Rede Amazônica', de Abrahim Baze

Na primeira fase de sua história, a Rádio TV do Amazonas era afiliada da Rede Bandeirantes que, na época, começava a se expandir nacionalmente. Em 1974, a emissora viu a necessidade de expansão, montando filiais nos Estados de Rondônia e Acre e no ano seguinte no Amapá e Roraima.

Entretanto, a emissora sofria com o envio da programação da Band, já que não possuía um sinal de satélite e enviava malotes por avião, causando um atraso de 2 a 3 dias. Apenas em 1979 que o problema foi solucionado, passando a exibir a programação da rede sem nenhum atraso.

Com o fim do contrato de afiliação da Rede Globo com a TV Ajuricaba, a TV Amazonas passa a ser sua nova afiliada em 1982, sendo a última a ser afiliada à Rede Globo, com sede em Manaus, no ano de 1986.

Já no dia 20 de março de 1985, ocorreu a inauguração da Rádio Amazonas FM, com sede em Manaus, e dois dias depois, a criação da Fundação Rede Amazônica. Anos depois, um programa de satélite implantado pela Embratel tinha como objetivo terminar o isolamento da Amazônia e com isso foi concedido um Transponder (Canal) de satélite para a Rádio TV do Amazonas, transmitindo durante três horas e meia, as notícias sobre a Amazônia, além da programação da Rede Globo.

Tempos depois, o canal não estava mais transmitindo a Programação Nacional, passando então a preencher os espaços vazios da grade com produções locais. Foi assim, então, criado o canal Amazon Sat, considerado o primeiro canal temático voltado exclusivamente para assuntos amazônicos, seu povo, cultura, economia e sobre as perspectivas de desenvolvimento sustentável da região, fundado no dia 4 de Janeiro de 1997.

Quatro anos mais tarde, o processo de expansão alcançou a internet, sendo fundado o Portal Amazônia, no dia 5 de Julho de 2001, por volta das 2 horas da manhã, com o slogan 'A Internet ficou verde'.,

O portal de notícias G1 chegou a Rede Amazônica no dia 30 de setembro de 2011. No dia 4 de Agosto, a Rádio Amazonas FM deixa de ser transmitida e abre espaço para a CBN Amazônia (que desde 2015 estava em frequência AM, no Amazonas) e em 2017, a emissora passou a unir as marcas e veículos, tornando-se o Grupo Rede Amazônica no dia 27 de Junho.

O Portal Amazônia preparou uma linha do tempo resumindo as principais datas da história do GRAM. Confira:

Arte: Karina Pinheiro / Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre Amazônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 02 Fevereiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/