Manaus 30º • Nublado
Terça, 09 Agosto 2022

Lançamento da Série Amazônia Ribeirinha em Podcast

Comunidade de Calama. Foto: Reprodução internet
Nesta terça-feira (09), às 19h, haverá a Live de Lançamento da Série Amazônia Ribeirinha em Podcast para divulgação do resultado do Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho em Portugal.

A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade de Calama, área ribeirinha pertencente ao Município de Porto Velho, e analisou-se a importância do rádio na construção dos territórios de comunicação permeados por lutas históricas e sociais, saberes locais, memórias ligadas aos lugares, experiências que ajudam no entendimento do viver amazônico delineado pela convivência nem sempre harmoniosa com o rio e a mata.

A live contará com a participação especial dos professores supervisores do Estágio Científico Prof. Dr. João Sarmento e Profa. Dra. Madalena Oliveira que vão falar da importância dos podcasts nos estudos geográficos, no Jornalismo e na divulgação científica.

A outra apresentação será da professora Lucileyde Feitosa que falará dos resultados da pesquisa científica desenvolvida na comunidade de Calama, localizada às margens do rio Madeira, no estado de Rondônia.

Saiba mais sobre os convidados da Live:

João Sarmento

É geógrafo, professor associado no Departamento de Geografia da Universidade do Minho desde 1999. Defendeu seu doutoramento em Geografia pela University College Cork, Irlanda (2001). Publicou extensivamente nos campos da Geografia Cultural, Estudos Pós-coloniais, Estudos de Turismo, Estudos Urbanos e Pensamento Geográfico.

A sua pesquisa concentra-se em Portugal, África, Oriente Médio e Ásia Central. Lecionou em mais de 20 universidades diferentes em todo o mundo.

Madalena Oliveira

É doutora em Ciências da Comunicação, em 2007, na Universidade do Minho, onde obteve também o grau de Licenciada em Comunicação Social, em 2001. Ensina Semiótica, Comunicação e Linguagens, Jornalismo e Jornalismo e Som.

É membro integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, de que foi vice-diretora entre 2012 e 2015. É coordenadora-adjunta do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, de que foi vice-diretora entre 2012 e 2015. É coordenadora-adjunta do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura e coordenadora editorial das publicações eletrônicas (não periódicas) desta unidade de investigação.

Lucileyde Feitosa

Professora, Pós-doutoranda no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade na Universidade do Minho, sob a supervisão dos professores João Sarmento e Madalena Oliveira, doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/Bolsista CAPES na Universidade do Minho (Portugal), sob a orientação do Prof. Dr. João Carlos Vicente Sarmento, do Departamento de Geografia.

Integrante do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia e colunista da Rádio CBN Amazônia, Porto Velho e do site Portal Amazônia.

A live de lançamento será transmitida pela Biblioteca Municipal Viveiro das Letras, no Canal do YouTube pelo LINK

Confere os episódios da Série Amazônia Ribeirinha: 

Lucileyde Feitosa

Professora, Pós-Doutoranda em Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho/Portugal), Doutora em Geografia/UFPR, Integrante do Movimento Jornalismo e Ciência na Amazônia e colunista da Rádio CBN Amazônia/Porto Velho. 

Veja mais notícias sobre RondôniaAmazônia Ribeirinha.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 09 Agosto 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/