Virada da Página Amazônia Que eu Quero: A pauta agora é Turismo!

Após educação e conectividade, Turismo na Amazônia é o foco da nova temporada do Amazônia Que eu Quero. Confira:

Manaus (AM)- Concebido em 2019, o Programa Amazônia Que eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas.

O tema escolhido para edição de 2023 é “Educar para desenvolver e proteger” e as câmaras temáticas que estão sendo trabalhadas são educação, conectividade e turismo.Até aqui já falamos sobre Educação e Conectividade e estamos oficialmente virando a página para tratar sobre a última câmara temática de 2023: Turismo na Amazônia.

Segundo a Coordenadora do Projeto Amazônia Que eu Quero, Debora Holanda, o tema será uma ótima oportunidade para entender mais sobre os impactos do Turismo nos mais diversos âmbitos da sociedade:

“Nesta nova temporada, nosso objetivo é mostrar, por meio de entrevistas, reportagens, produção de conteúdos especiais, canvas de políticas públicas e painel que além do turismo ser um importante transformador de economias e sociedades, ele também contribui para a inclusão social, valorização cultural, geração de oportunidades, emprego e renda na região Amazônica” Afirma Debora Holanda.

De modo geral, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT) uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), o Turismo pode ser definido como um fenômeno de aspecto social, cultural e econômico que está diretamente relacionado ao deslocamento de pessoas para lugares fora do seu ambiente pessoal (isso inclui desde uma localidade próxima, uma cidade, estado ou país). A essas pessoas dá-se o nome de visitantes, nomenclatura que inclui turistas e excursionistas, residentes ou não residentes.

Tipos de Turismo

A divisão da atividade turística em diferentes classes, pode ser feita por meio da intenção do deslocamento. 

Os principais tipos de Turismo no Brasil são:

  • Turismo de lazer ou turismo de recreação: associado à diversão, ao descanso e ao entretenimento.
  • Turismo de negócios: objetiva o estabelecimento de vínculos empresariais ou comerciais com outros indivíduos, empresas, indústrias e associações. Inclui viagens realizadas para o fechamento de convênios, contratos e acordos, negociações, reuniões de trabalho, estabelecimento de parcerias, ou mesmo compras e aquisições diversas.
  • Turismo religioso: é a peregrinação de fiéis para lugares considerados sagrados ou que resguardem algum significado importante para a sua fé.
  • Turismo cultural: existem algumas definições desse tipo em específico. Uma delas o associa às artes e ao contato com diversas expressões artísticas e estabelecimentos (museus, eventos culturais, shows, exposições, teatros). A outra definição o descreve como praticado para o conhecimento de outros grupos sociais e de seus costumes e tradições.

Turismo na Amazônia

Na Amazônia, é muito comum o ecoturismo, que objetiva conhecer rios, florestas, grutas, cachoeiras, picos; o turismo de aventura, em trilhas, mergulhos, expedições para ter contato com animais; folclórico; histórico, que objetiva conhecer comunidades indígenas ou a história da exploração da borracha, por exemplo e ainda, o turismo gastronômico.

Virada de página oficial

Na última quarta-feira (13) a equipe do Amazônia Que Eu Quero recebeu a professora Glaubécia Teixeira, Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para apresentar um panorama atual sobre Turismo na Amazônia: principais desafios e soluções.

Na ocasião, a professora também comentou sobre o Plano Nacional de Turismo, a proposta dos conselhos municipais e estaduais de Turismo, os projetos que a Universidade do Estado do Amazonas vem desenvolvendo, como o Observatório de Turismo, os tipos de Turismo mais frequentes na Amazônia, como ecoturismo, turismo de base comunitária e turismo de pesca e ainda a necessidade da implementação de políticas públicas (esfera municipal, estadual e federal) para desenvolver ainda mais o Turismo na região Amazônica.

Do mês de setembro até novembro, muitas outras pautas sobre Turismo na Amazônia ainda serão abordadas. Para continuar por dentro de todas as atividades. basta acessar as nossas redes sociais: @fundacaoredeam @amazoniaqueuquero

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade