Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 19 Junho 2021

TRE do Amapá decide que 1º turno das eleições municipais em Macapá será no dia 6 de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu, na manhã desta quarta-feira (18), que o 1º turno das eleições em Macapá acontecerá no dia 6 de dezembro; o 2º turno, se houver, será no dia 20 de dezembro. A definição acontece após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informar será possível fazer o pleito nessas datas.

A aprovação aconteceu durante 4ª Sessão Administrativa Extraordinária, transmitida pela internet. Macapá foi a única capital do país que não teve o 1º turno no domingo (15).

"O TRE deliberou por solicitar ao TSE nova data para a realização das eleições em Macapá sendo o 1º turno em 6 de dezembro e 2º turno em 20 de dezembro, se houver, de acordo com a disponibilidade técnica que nos foi informada pelo TSE. [...] É decisão unânime. Determino que seja oficiado imediatamente ao TSE e que a equipe de tecnologia de informação da corte regional já inicie o que for necessário para os simulados com a TI do TSE", declarou o presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo.

O TSE adiou o pleito atendendo a um pedido do TRE-AP. Na ocasião, o tribunal argumentou que o adiamento era necessário em razão da crise no fornecimento de energia no município e falta de segurança.

Foto: Rede Amazônica

Na última sexta-feira (13), o TRE havia escolhido as datas 13 e 27 de dezembro, porque o TSE havia declarado impossibilidade técnica de realizar o pleito antes. Mas, como informou o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, na terça-feira (17), a equipe técnica da corte entendeu ser possível antecipar essas datas.

O TRE agendou na tarde desta quarta-feira uma entrevista coletiva com veículos de imprensa para dar novos esclarecimentos acerca do calendário eleitoral.

O Amapá vive uma crise no fornecimento de energia há duas semanas, depois que um incêndio atingiu a principal subestação do estado. O problema afeta outros serviços. Na terça-feira (17) o estado enfrentou um novo apagão.

Veja mais notícias sobre Amazônia que eu quero.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 19 Junho 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/