No Amapá, professor cria bateria geradora de energia renovável para ribeirinhos sem acesso a energia elétrica

A matéria é baseada em um dos temas abordados pela plataforma “Amazônia que eu quero” durante a temporada “Caminhos para a democracia”

Na região amazônica, além das grandes cidades, existem centenas de comunidades distantes dos centros urbanos, muitas, sem acesso a energia elétrica. Para solucionar esse problema, o curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), coordenado pelo professor Alaan Ubaiara, criou projetos como a batedeira de açaí com o uso de energia elétrica através de baterias. “É um sistema em que se trabalha de forma isolada e pode ser sistema energético ou de acoplamento direto. São baratos, e indicados para atividades produtivas e bombeamento de água”, disse ele.

Além da batedeira de açaí, os pesquisadores criaram projetos como o “ralador de mandioca” utilizado por várias comunidades para fabricação de farinha. “A gente pretende hoje através da energia solar, levar atividade produtiva para que essas comunidades possam gerar renda e ampliar seus sistemas”

As alternativas aos poucos levam esperança para as comunidades mais distantes através da energia limpa e sustentável. Porém, nas grandes metrópoles, o uso de energias poluentes só cresce.

Assista a matéria na íntegra:

Conheça as fontes de energia mais poluentes

As fontes de energia mais poluentes são aquelas que mais destroem o meio ambiente, seja durante a extração e processamento ou durante o uso destas fontes. Muitas vezes, junto com os problemas ambientais, está também associada uma menor eficiência. Entre os motivos que levam elas a continuarem a ser usadas, mesmo com toda a poluição que causam está o menor custo que existe para extrair e usá-las, e a alta disponibilidade em algumas regiões.

Combustíveis fósseis – petróleo, carvão e gás natural

Ao se pensar em poluição ambiental causada por fontes de energia, é natural que a primeira lembrança que venha a mente das pessoas seja a da queima de combustíveis fósseis (como a gasolina e o diesel), porém, apesar de serem tão comuns e largamente usados no mundo todo, eles não estão sozinhos nessa lista.

O petróleo e seus derivados geralmente estão entre os combustíveis mais utilizados. Quase todos os automóveis são movidos pela queima de seus derivados e não é sem motivo que é um dos produtos mais importantes no mercado mundial sustentando diversos países no mundo e produzindo algumas das mais poderosas empresas.

O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

A queima desses combustíveis (petróleo, carvão e gás natural) é muito usada nas usinas termoelétricas, que utilizam essa queima como forma de produzir energia elétrica.

Energia nuclear

A energia nuclear é uma das que mais divide opiniões, sendo muitas vezes considerada como uma das mais poluentes por alguns e uma das menos poluentes por outros. Isso se deve ao fato de ela não poluir o ar como a energia oriunda da queima de combustíveis (como a energia termoelétrica, a queima de derivados do petróleo, dentre outras) e de ser uma fonte renovável, porém, possuindo outros aspectos polêmicos. Um impacto ambiental negativo da energia nuclear é o lixo nuclear. É um problema grave, principalmente pelo risco de terríveis acidentes com consequências que o ser humano não consegue reverter e que se propagam indefinidamente por décadas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade