Manaus 30º • Nublado
Terça, 31 Janeiro 2023

No Amapá, professor cria bateria geradora de energia renovável para ribeirinhos sem acesso a energia elétrica

Na região amazônica, além das grandes cidades, existem centenas de comunidades distantes dos centros urbanos, muitas, sem acesso a energia elétrica. Para solucionar esse problema, o curso de engenharia elétrica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), coordenado pelo professor Alaan Ubaiara, criou projetos como a batedeira de açaí com o uso de energia elétrica através de baterias. "É um sistema em que se trabalha de forma isolada e pode ser sistema energético ou de acoplamento direto. São baratos, e indicados para atividades produtivas e bombeamento de água", disse ele.

Além da batedeira de açaí, os pesquisadores criaram projetos como o "ralador de mandioca" utilizado por várias comunidades para fabricação de farinha. "A gente pretende hoje através da energia solar, levar atividade produtiva para que essas comunidades possam gerar renda e ampliar seus sistemas"

As alternativas aos poucos levam esperança para as comunidades mais distantes através da energia limpa e sustentável. Porém, nas grandes metrópoles, o uso de energias poluentes só cresce.

Assista a matéria na íntegra:

Conheça as fontes de energia mais poluentes

As fontes de energia mais poluentes são aquelas que mais destroem o meio ambiente, seja durante a extração e processamento ou durante o uso destas fontes. Muitas vezes, junto com os problemas ambientais, está também associada uma menor eficiência. Entre os motivos que levam elas a continuarem a ser usadas, mesmo com toda a poluição que causam está o menor custo que existe para extrair e usá-las, e a alta disponibilidade em algumas regiões.

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural

Ao se pensar em poluição ambiental causada por fontes de energia, é natural que a primeira lembrança que venha a mente das pessoas seja a da queima de combustíveis fósseis (como a gasolina e o diesel), porém, apesar de serem tão comuns e largamente usados no mundo todo, eles não estão sozinhos nessa lista.

O petróleo e seus derivados geralmente estão entre os combustíveis mais utilizados. Quase todos os automóveis são movidos pela queima de seus derivados e não é sem motivo que é um dos produtos mais importantes no mercado mundial sustentando diversos países no mundo e produzindo algumas das mais poderosas empresas.

O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

A queima desses combustíveis (petróleo, carvão e gás natural) é muito usada nas usinas termoelétricas, que utilizam essa queima como forma de produzir energia elétrica.

Energia nuclear

A energia nuclear é uma das que mais divide opiniões, sendo muitas vezes considerada como uma das mais poluentes por alguns e uma das menos poluentes por outros. Isso se deve ao fato de ela não poluir o ar como a energia oriunda da queima de combustíveis (como a energia termoelétrica, a queima de derivados do petróleo, dentre outras) e de ser uma fonte renovável, porém, possuindo outros aspectos polêmicos. Um impacto ambiental negativo da energia nuclear é o lixo nuclear. É um problema grave, principalmente pelo risco de terríveis acidentes com consequências que o ser humano não consegue reverter e que se propagam indefinidamente por décadas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 31 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/