Josiel e Dr. Furlan vão disputar o segundo turno em Macapá

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 3 novembro, que afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores

Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno das eleições em Macapá, capital do Amapá. Josiel teve 29,56% dos votos válidos e Dr. Furlan teve 15,91% dos votos válidos.

Veja o resultado com 100% das urnas apuradas:

  • Josiel (DEM) – 29,47% (59.511 votos)
  • Dr. Furlan (Cidadania) – 16,03% (32.369 votos)
  • Capi (PSB) – 14,94% (30.160 votos)
  • Cirilo Fernandes (PRTB) – 11,68% (23.588 votos)
  • Patrícia Ferraz (Pode) – 11,27% (22.761 votos)
  • Guaracy (PSL) – 8,51% (17.182 votos)
  • Paulo Lemos (Psol) – 3,96% (7.998 votos)
  • Haroldo Iram (PTC) – 1,99% (4.022 votos)
  • Professor Marcos (PT) – 1,52% (3.075 votos)
  • Gianfranco (PSTU) – 0,62% (1.243 votos)

Adiamento

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético no dia de 3 novembro, que afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do Amapá. Por mais de três semanas, o apagão e a instabilidade no fornecimento de energia provocaram desabastecimento de luz, água e perdas de alimentos.

Diante da situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

Sobre os candidatos

Josiel

O candidato do DEM tem 47 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de técnico contabilidade, estatística, economia doméstica e administração. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 292.118,86. A vice é Silvana, do Avante, que tem 53 anos. 

Josiel é irmão do presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre, também do DEM, de quem é o 1º suplente no Senado.

Após o resultado, o candidato agradeceu o apoio e disse que “apanhou o tempo todo” de lideranças que, segundo ele, “não concordavam e sempre pregavam o ataque”.

Dr. Fulan

O candidato do Cidadania tem 47 anos, é casado, tem superior completo e declara ao TSE a ocupação de médico. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.305.027,62. A vice é Monica Penha, do MDB, que tem 39 anos. Leia mais sobre o candidato.

Dr. Furlan é deputado estadual pelo Amapá, desde 2010. Com o resultado, ele agradeceu ao povo, à Deus, destacou as propostas de campanha e declarou que já busca alianças com os candidatos que não avançaram.

O plano de governo de Dr. Furlan se baseia em cumprir metas percentuais para áreas como saúde e educação, por exemplo. Ele também promete melhorar serviços administrativos municipais e otimizar os gastos públicos. 

*Com informações do G1 Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Grupo se reúnem em Manaus para debater desafios e soluções para conservação do sauim-de-coleira

Cientistas, gestores e sociedade participam de seminário, realizado pelo Instituto Sauim-de-coleira, no Inpa.

Leia também

Publicidade