Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 16 Janeiro 2021

Eleições 2020: TRE do Amapá realiza sorteio de urnas para votação paralela em Macapá

Neste sábado (19), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou o sorteio das urnas para a votação paralela. O processo serve de teste dos equipamentos que serão usados no 2º turno das eleições municipais de Macapá, no domingo (20).

O procedimento é feito de duas formas. Na sessão 84, na Escola Amapá, será feita a auditoria no local da votação, por volta de 6h30. A sessão da Escola Municipal Curralinho, na Zona Rural da capital, foi escolhida para votação paralela, que acontece 7h, no TRE. Ambos ocorrem no dia da eleição.

Sorteio do TRE-AP de urnas para votação paralela em Macapá — Foto: Karina Rodrigues/Rede Amazônica

Membro da votação paralela, Ana Cristina da Paz explicou que o processo é didático para demonstrar a segurança da urna eletrônica, que não tem nenhum tipo de contato com outro sistema, que não seja o da Justiça Eleitoral, quando começa o pleito. Ela detalhou como funcionará a votação paralela.

"Primeiramente nós vamos lacrar uma urna de lona com todo o número desses eleitores votantes, vamos colocar na urna de lona e o servidor da Justiça Eleitoral vai tirar um a um esses votos da urna de lona e vai mostrar para câmera da auditoria e vai dizer se aquele voto é válido ou não. Aí repassa para o outro servidor que vai digitalizar no sistema aquele voto que foi tirado da lona e depois ele passa para um outro servidor que vai demonstrar para as câmeras que o voto que vai ser inserido na urna eletrônica é o mesmo que foi retirado daquela onda de lona", disse. 

Sorteio de urnas eletrônicas para auditoria do TRE-AP — Foto: Karina Rodrigues/Rede Amazônica

O TRE vai contar com 2,7 mil mesários para votação no 2º turno. São 292 mil eleitores aptos a votar, distribuídos em 803 sessões eleitorais. Macapá é a única capital do país que ainda não definiu o novo prefeito. 

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 16 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/