Manaus 30º • Nublado
Quinta, 22 Fevereiro 2024

'Amazônia Que Eu Quero' realiza Canvas de Políticas Públicas sobre 'Turismo na Amazônia' no Acre

Manaus (AM) - A Fundação Rede Amazônica, através do programa 'Amazônia Que Eu Quero' realizou nesta última terça-feira (21), a segunda edição do Canvas de Políticas Públicas em Rio Branco. O evento ocorreu na Universidade Federal do Acre (UFAC) e contou com a participação de alunos de Jornalismo e convidados.

"Estamos muito felizes em realizar o Canvas de Políticas Públicas do Amazônia Que eu Quero no Acre. Estivemos há pouco tempo por lá com o Plano B, que foi um sucesso! E agora, temos certeza que o canvas chega ainda melhor e mais potente, principalmente por se tratar de um protagonismo jovem e ainda mais participativo." Afirma Debora Holanda, Coordenadora do Amazônia Que eu Quero.

Foto: Divulgação

O Canvas tem como objetivo ajudar os brasileiros a elaborarem respostas para os desafios de sua comunidade através de uma metodologia interativa e de comunicação leve. A Fundação Rede Amazônica, por exemplo, já realizou 12 Canvas em toda a região amazônica além dos fóruns com a presença de autoridades políticas e especialistas da região. Essa metodologia adaptada à educação política de uma maneira mais informal e didática ajuda a gerar um maior engajamento dos jovens.

"A ferramenta do canvas já mostrou sua eficácia no mundo dos negócios e pensando nisso, nós da FRAM, resolvemos adaptar essa metodologia para a educação política de uma maneira mais informal e didática, com o intuito de gerar um maior engajamento dos jovens.", ressalta a diretora institucional da Fundação Rede Amazônica, Mariane Cavalcante. 

Durante duas horas, os alunos tiveram a oportunidade de levantar problemáticas e apontar soluções para o turismo no estado. A atividade foi mediada, remotamente, pelo jornalista e especialista em Conteúdos Especiais da Fundação Rede Amazônia, Leonardo Matheus.

"Acredito que os resultados foram os melhores possíveis, foi a primeira vez em que eu tive a responsabilidade de mediar os debates do Canvas e entendo que os alunos e convidados conseguiram compreender a didática e é claro apontar as soluções para melhorar o turismo no estado do Acre"

O Canvas também contou com a participação especial da professora do curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre, Aleta Tereza Dreves e a mestre em desenvolvimento regional e criadora de conteúdo, Thaly Figueiredo.

"Foi uma grande surpresa e alegria receber o convite para participar do canvas, sobretudo quando me aprofundei e entendi a dimensão do projeto e a proposta de impacto do evento. Fiquei muito feliz, ainda mais por se tratar do cenário amazônico. As minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou ansiosa em aprender e tentar também contribuir com meu conhecimento." Declara a professora Aleta.

O evento também contou com cobertura da equipe de jornalismo da Rede Amazônica no estado do Acre e envolveu mais de 15 profissionais presencialmente para auxiliar na produção e divulgação do evento. 

"O Canvas de Políticas Públicas é uma ferramenta poderosa de mudança, porque traz a discussão para dentro da sala de aula, um ambiente com muitas visões de mundo. As discussões também estimulam o senso crítico dos alunos, provocando uma reflexão sobre os problemas ainda enfrentados na área de Turismo aqui no estado." destaca Geisy Negreiros, Gerente de Jornalismo da Rede Amazônica do Acre.

Sobre o 'Amazônia Que Eu Quero'
Concebido em 2019, o Programa Amazônia Que eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população em câmaras temáticas, como as que foram escolhidas para o ano de 2023: educação, conectividade e turismo.

Sobre a Fundação Rede Amazônica

A Fundação Rede Amazônica, é o braço institucional do Grupo Rede Amazônica, atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 22 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/