O turismo equestre é uma nova forma de descobrir a Colômbia desbravando belas paisagens do país amazônico. Veja alguns roteiros já disponíveis.
A Colômbia é um dos países mais biodiversos e multiculturais do mundo. Por isso, é um destino que pode ser descoberto e vivenciado de diversas formas, e uma delas é o turismo equestre.
É uma modalidade turística que permite experimentar a biodiversidade da Colômbia em primeira mão, com passeios curtos por belas trilhas, além de travessias e experiências imersivas de até oito dias nas quais é possível descobrir novos destinos.
Andar a cavalo oferece uma experiência de ecoturismo verdadeiramente única, que permite desfrutar da natureza através de estradas rurais tradicionais ou mesmo trilhos fora do comum. Desta forma, é também possível apreciar plenamente o patrimônio regional e cultural do turismo rural na Colômbia.
Muitos lugares do país começaram a fortalecer essa proposta de ecoturismo, que está se tornando cada vez mais procurada pelos viajantes.
O que oferecem as experiências a cavalo nos diferentes destinos da Colômbia?
- Uma duração aproximada de 8 a 10 noites, embora os itinerários possam ser ajustados para atender às necessidades dos viajantes.
- Grupos entre 8 e até 12 pessoas.
- Idade entre 12 e 70 anos.
Barichara, em Santander, é uma das opções de roteiro
A aventura de turismo equestre a Barichara, em Santander, começa em Bogotá, embarcando em uma viagem que o levará pelos departamentos de Cundinamarca, Boyaca e Santander, onde você chegará à cidade de Oiba e passará a noite.
No dia seguinte, a rota será ladeada por belas paisagens de florestas verdejantes e montanhas onde correm suaves riachos de águas cristalinas. Este caminho leva a Charalá, uma cidade importante na história da independência da Colômbia, onde se pode admirar a catedral e a imponente Saman de Arabia na praça principal da cidade.
No quarto dia, a aventura continua pelo imponente vale do rio Fonce, sob um arco de árvores, passando por canaviais e almoçando nas cachoeiras de 200 metros de altura do rio Juan Curi. Mais tarde, a viagem segue para a cidade de Páramo e a noite é passada em uma plantação de café com uma família tradicional da região.
O melhor para o final
- O templo da Imaculada Conceição e San Lorenzo, localizado na praça principal, construído com pedras esculpidas por artesãos locais.
- As capelas de San Juan de Dios, San Antonio e Santa Bárbara, igrejas menores que você vai adorar visitar.
- A casa de Aquileo Parra, antiga casa de um ex-presidente, que agora funciona como museu.
O turismo equestre em Villa de Leyva
A jornada para chegar a cidade do departamento de Boyacá começa na Lagoa Sisga, a uma hora da capital da Colômbia, onde se encontra cavalos e guias para começar a aventura em Villa de Leyva.
De lá, segue-se em direção à Lagoa Suesca para desfrutar das paisagens da savana de Bogotá antes de chegar à antiga estação ferroviária, que funcionou até meados do século XX. Nesta primeira etapa da viagem, a noite é passada em Cucunubá, cidade conhecida popularmente por seu artesanato, roupas e cobertores de lã virgem.
No dia seguinte, o passeio segue por florestas nativas de carvalhos centenários para chegar à colorida cidade de Ráquira, apelidada de “a capital do artesanato da Colômbia”. O Mosteiro de La Candelaria é o local ideal para passar a noite.
- A praça principal, a maior do país.
- Casa del Cabildo, uma relíquia histórica perto da praça principal.
- Casa de Nariño, um museu dedicado a preservar várias antiguidades e objetos que ilustram a vida colonial.
- Claustro de San Agustín, a primeira igreja da cidade.
Você conhece outros locais na Amazônia Internacional que também realizem o turismo equestre?