Nova espécie de jiboia é descoberta na Amazônia equatoriana

Podendo chegar a 20 centímetros, a mini-jiboia foi encontrada na Reserva Nacional Colonso Chalupas, na província de Napo, e na Reserva Privada Sumak Kawsay, em Pastaza.

Mais uma descoberta na fauna amazônica surpreendeu o mundo científico na primeira semana de 2023. Um grupo de cientistas revelou a descoberta de uma nova espécie de jiboia-anã encontrada na Amazônia equatoriana.

Batizada de Tropidophis cacuangoae, em homenagem à ativista equatoriana Dolores Cacuango, pioneira na luta pelos direitos dos indígenas e fundadora das primeiras escolas bilíngues do Equador.

Podendo chegar a 20 centímetros de comprimento e com cores e padrões muito similares aos de uma jiboia convencional, os dois exemplares usados no estudo foram encontrados na Reserva Nacional Colonso Chalupas, na província de Napo, e na Reserva Privada Sumak Kawsay, em Pastaza.

Foto: Reprodução/’A time relic: a new species of dwarf boa, Tropidophis Bibron, 1840 (Serpentes: Amerophidia), from the Upper Amazon Basin’

O mais curioso dessa espécie é que ela apresenta uma pélvis vestigial, característica das serpentes primitivas, evidência da redução das extremidades nos répteis escamosos há milhões de anos, produto das pressões climáticas no período Quaternário. 

Raio-x da Tropidophis cacuangoae onde evidencia a pélvis vestigial. Foto: Reprodução/’A time relic: a new species of dwarf boa, Tropidophis Bibron, 1840 (Serpentes: Amerophidia), from the Upper Amazon Basin’

A pesquisa durou quatro anos e contou com o pesquisador equatoriano Mario Yánez, do Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio); Mauricio Ortega, também equatoriano; o norte-americano Alexander Bentley; a alemã Claudia Koch; e o brasileiro Omar Machado Entiauspe Neto. Os resultados foram publicados no fim de dezembro na revista científica European Journal of Taxonomy.

O Ministério do Meio Ambiente do Equador afirmou que a descoberta elevou para seis o número de espécies do gênero Tropidophis, que é encontrado apenas na América do Sul. A nova espécie de jiboia-anã é considerada endêmica do Equador e seu habitat está nas florestas de altitude, que são áreas chuvosas, úmidas e com neblina.

Foto: Reprodução/’A time relic: a new species of dwarf boa, Tropidophis Bibron, 1840 (Serpentes: Amerophidia), from the Upper Amazon Basin’

 Confira mais imagens sobre a nova espécie:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade