O animal pode ser encontrado em alguns países da Amazônia como a Venezuela, Guiana, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname e Guiana Francesa.
Existem diferentes espécies de serpentes que são popularmente chamadas de cobra-d’água. Uma delas é a Erythrolamprus miliaris, que é geralmente encontrada em ambientes alagados ou próxima a cursos de água. Por ser não peçonhenta, é considerada inofensiva aos humanos e pode ser encontrada em alguns países da Amazônia Internacional como a Venezuela, Guiana, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname e Guiana Francesa.
A coloração da cobra-d’água pode variar de acordo com a região onde vive, mas de maneira geral apresenta variações de preto com amarelo ou preto com tons esverdeados. A Erythrolamprus miliaris é essencialmente diurna e bastante ativa, e sua alimentação é, principalmente, formada por anfíbios e peixes.
A cobra-d’água é uma ótima nadadora e uma curiosidade é que as fêmeas são maiores que os machos, podendo chegar a mais de 90 cm de comprimento, mas geralmente apresentam tamanhos mais modestos próximos a 60 cm.
A espécie é ovípara, ou seja, o desenvolvimento do embrião acontece dentro de um ovo. Na época de reprodução, esta cobra d’água bota em média 10 ovos.