Vitória do Jari

Munícipio em que é possível conhecer minas de extração de Caulim e passear em catraias. 

Foto: Reprodução Governo do Amapá

O município de Vitória do Jari está localizado na parte sul do Amapá, podendo ser acessado tanto por via marítima quanto terrestre. Foi criado pela Lei Nº 0171, de 8 de setembro de 1994. A área de Vitória é de 2.428,0 km² e o município faz limite com os municípios de Laranjal do Jari e Mazagão, rio Jari (Pará) e região Ajuruxi; a população é estimada em 14.364 habitantes.

A principal base econômica do munícipio é a agricultura, com plantio de de milho, banana, melancia, abóbora, arroz, mandioca, etc. Outros impulsionadores econômicos são a pecuária, com a criação de gado bovino e bubalino; as atividades produtivas, voltadas para o extrativismo de caulim e castanha-do-Pará. 

A economia do município também gira em torno de uma fábrica de celulose, empresa sediada no vizinho Pará, que mantém em seu quadro centenas de empregados de Vitória. No setor terciário figuram pequenas mercearias, bares, boates e lanchonetes. Entretanto, a maior parte da renda na cidade é oriunda de salários dos funcionários públicos.  

Quanto as atividades turísticas da região é possível fazer passeios de catraias (pequenas embarcações) pelo Rio Cajari e, à noite, ter uma visão deslumbrante da fábrica da Jari, que fica do outro lado do rio. Na parte mais alta, existe um espaço que funciona como observatório. Além disto, são permitidas visitações à mina de extração do caulim (minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.).

*Com informações do Governo do Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.
Publicidade

Leia também

Publicidade