Tiquira

A tiquira é uma bebida alcoólica artesanal famosa no Maranhão. Seu teor alcoólico é forte e é comumente encontrada na cor roxa.  

Foto: Reprodução/Blog da Lucilene Bueno

A tiquira é uma bebida alcoólica artesanal famosa no Maranhão. Seu teor alcoólico é forte entre 38° e 54° GLe é comumente encontrada na cor roxa ou azulada (obtida por meio de infusão feita com folhas de tangerina ou corante violeta de metila). É feita a partir da destilação artesanal da mandioca fermentada (não industrializada). Normalmente é encontrada em feiras e mercados populares.

“Tiquira” é proveniente do tupi antigo tykytykyr (ou tukutukur), que significa “destilar”.  Sua origem está ligada a métodos indígenas de produção de bebidas alcoólicas fermentadas a partir da mandioca. Os primeiros registros da bebida surgem com a chegada dos euripeus e aparecem a partir de 1855, em documentação fiscal da ‘Província do Maranhão’.

O alto teor alcoólico da tiquira deu origem inclusive a lendas. Uma delas conta que, depois de três ou quatro doses, ninguém deve tomar banho nem molhar a cabeça, pois corre o risco de ficar “aluado” (ruim das ideias).

*Com informações do Instituto Brasil A Gosto e Blog da Lucilene Bueno

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Contaminação por mercúrio de peixes do rio Madeira é o dobro do aceitável no Amazonas

Estudo realizado pela UEA também mostrou grande presença de coliformes no Rio Negro.
Publicidade

Leia também

Publicidade