Tambaqui

Um dos peixes mais apreciados da região amazônica, o tambaqui é o segundo maior peixe de escamas no Brasil

Foto: Divulgação

Um dos peixes mais apreciados da região amazônica, o tambaqui é um peixe de escamas, com corpo romboidal, alto, achatado e serrilhado no peito. Apresenta uma dentição poderosa, adaptada para quebrar as duras castanhas que fazem parte de sua dieta. Em suas brânquias, podem ser observados espinhos longos e finos.

Possui nadadeira adiposa curta, com raios na extremidade, dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. Sua coloração é parda, na metade superior, e preta, na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Pode alcançar 90 cm de comprimento e atingir 30 kg.

É um peixe omnívoro, com preferência por sementes de castanheiras e de palmeiras. Alimenta-se também de plâncton, frutas, insetos aquáticos, caracóis, sementes e grãos de cereais, pequenos peixes, folhas e brotos de plantas aquáticas.

Sua espécie é distribuída na região Norte, além dos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O tambaqui habita matas inundadas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Pesquisa revela que florestas do Amapá possuem as maiores densidades de biomassa da Amazônia

As florestas do estado do Amapá podem ser fundamentais para diminuir as consequências das mudanças climáticas na região amazônica.
Publicidade

Leia também

Publicidade