Rolim de Moura

Com o lema “integrar para não integrar” emigrantes principalmente do Paraná, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se aventuraram em direção ao “distante” e desconhecido estado de Rondônia. 

Em meados dos anos 1970, os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos, de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada a categoria de município através do Decreto Lei Estadual nº 71,  de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rolim de Moura, pelo Decreto-lei Estadual n.º 071, de 05-08-1983, desmembrado de Cacoal. Sede no atual distrito de Rolim de Moura. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1984.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 
Publicidade

Leia também

Publicidade