Rolim de Moura

Com o lema “integrar para não integrar” emigrantes principalmente do Paraná, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se aventuraram em direção ao “distante” e desconhecido estado de Rondônia. 

Em meados dos anos 1970, os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos, de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada a categoria de município através do Decreto Lei Estadual nº 71,  de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Rolim de Moura, pelo Decreto-lei Estadual n.º 071, de 05-08-1983, desmembrado de Cacoal. Sede no atual distrito de Rolim de Moura. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1984.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.
Publicidade

Leia também

Publicidade