Pracuúba

Município amapaense que atraí turistas pela pesca esportiva e pela diversidade de sua fauna.

Foto: Reprodução/Governo do Amapá

Localizado na região central do Amapá, Pracuúba é o município a 280 quilômetros da capital, com acesso pela BR-156 e uma estrada de terra. Foi criado pela Lei Nº 004, de 1º de maio de 1992. Possui população estimada em 4.531 habitantes e uma área de 4.979,10 km². Faz limite com os municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes.

A economia baseia-se no setor primário, com destaque para a pesca. Pracuúba se sobressai pela comercialização de diversas espécies de pescado, em especial a gurijuba, que, além da carne, produz a grude (a bexiga natatória), de grande valor de exportação por servir para fabricação de colas e até cosméticos. A agricultura é, ainda, voltada para a subsistência, com arroz, mandioca (farinha) e milho, e extrativismo, com o açaí. 

A atividade pesqueira é bastante frequente nos rios e igarapés do município, principalmente a pesca artesanal de espécies como pirarucu, trairão e tucunaré. Já a pecuária é um dos setores que mais impulsiona a economia do município, destacando-se na criação de bovinos e bubalinos. Grande parte do rebanho abastece os mercados de Macapá. 

À respeito das atividades turística da região, destaca-se a pesca esportiva, os passeios e banhos. Também é possível observar sua fauna diversificada, que conta com marrecos, patos do mato, jaburus, guarás, garças, dentre outros. 

*Com informações do Governo do Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Base do primeiro campus fluvial do Brasil será construída no Amapá

Ordem de serviço da base foi assinada durante um evento no Instituto Federal do Amapá (Ifap) no dia 27. Estrutura deve ser entregue em até seis meses.
Publicidade

Leia também

Publicidade