A palafita é um tipo de habitação construída sobre troncos ou pilares. Esse tipo de construção é comum em áreas alagadiças, pois deixa a casa em uma altura que a água não alcança. Grande parte dos primeiros registros de construções elevadas do tipo palafitas datam do período neolítico.
As palafitas da pré-história foram descobertas no século XIX no lago de Zurique, Suíça, em lagos e regiões de pântano da Itália, Alemanha e França. A habitação sobre palafita geralmente era confeccionada em palha, madeira e ramos trançados e o piso era revestido com barro, possibilitando desta forma o uso do fogo no interior da casa.
As palafitas são comuns em todos os continentes, sendo mais presentes em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico. Construções sobre estacas de madeira são muito utilizadas nas margens dos rios na Amazônia, porém como se trata de um tipo de moradia precária, as populações que vivem nas palafitas estão em constante risco, especialmente quando as águas sob as casas são poluídas.