Palácio Rio Branco

Palácio é um dos marcos do projeto de modernidade da capital acreana

Foto: Diego Gurgel/Secom

Inaugurado em 1930, o Palácio Rio Branco teve seu desenho inspirado na arquitetura grega, em estilo neoclássico. O prédio foi inaugurado ainda inacabado, sendo construído aos poucos e totalmente pronto no governo Guiomard Santos. Hoje, tanto moradores quanto turistas podem conhecer o espaço que é um dos marcos do projeto de modernidade de Rio Branco.

Com visão de futuro, o então governador Hugo Carneiro começou a construir uma série de prédios em alvenaria, rompendo barreiras e obstáculos à realização de um projeto de logística extremamente complexa para aqueles tempos. Portanto, o palácio se constitui efetivamente em um marco de modernidade em vários aspectos.

Revitalizado por Jorge Viana, o Palácio Rio Branco também é sede da história da formação do Acre. O acervo é constituído em mostrar parte do patrimônio cultural e arqueológico do Estado, como os geoglífos, as formas geométricas de milhares de anos localizadas no Vale do Acre, além da Revolução Acreana, a vida seringueira, os empates e a luta de Chico Mendes. Toda a história do povo acreano está localizada no edifício.

Desde que foi restaurado, o Palácio foi visitado por mais de 270 mil pessoas. Parte do prédio foi ambientado com exposições que apresentam as fases históricas do povo acreano. E é cada vez maior o número de turistas de outros Estados e do exterior que buscam conhecer essa história, e a encontram no Palácio Rio Branco. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Mirante da Pedra da Paixão de Cristo é nova atração turística de Mucajaí, em Roraima

Monumento tem 130 degraus e é um dos principais pontos turísticos de Mucajaí. A cidade sedia o maior espetáculo a céu aberto da Amazônia, a Paixão de Cristo.
Publicidade

Leia também

Publicidade