Oriximiná

Considerado a quarta maior cidade do Brasil em extensão territorial, Oriximiná é um município do Pará. 

Foto: Alexandre Iluminação

Localizada no Pará, a cidade de Oriximiná possui uma área territorial de 107.613,838 km², ultrapassando países como Dinamarca, Portugal e Coreia do Sul, o que faz do município, o quarto maior na posição do ranking em espaço territorial no Brasil. Possui uma população estimada de 74.921 habitantes (IBGE, 2021).

Oriximiná fica localizada na zona fisiográfica do Baixo Amazonas e teve início em 1877, quando o Padre José Nicolino de Souza, natural de Faro, desbravou a região e fundou uma povoação denominada Uruá-Tapera ou Mura-Tapera, à margem esquerda do rio Trombetas. 

Nove anos depois, a então povoação foi elevada à Freguesia de Santo Antônio de Uruá-Tapera, por ato de Joaquim da Costa Barradas, Presidente da Província do Pará e Desembargador do Estado do Maranhão.

Em 1894 Uruá-Tapera adquiriu categorias de Vila e Município, cuja instalação deu-se no mesmo ano. Nessa época, passou a chamar-se Oriximiná e seus limites abrangiam o rio Trombetas, igarapé Sapucuá e Maria Pixi, com respectivo lago, até a boca do igarapé Timbó, seguindo ao Centro. 

Em 1900, seu território foi dividido entre os municípios de Faro e Óbidos. Porém, ficou anexado ao de Óbidos, onde restabeleceu-se, em 1934. A sua reinstalação oficial ocorreu no ano seguinte.

O nome de origem indígena é de difícil identificação. Mas, segundo Frei Protásio Frinckel, Pároco do município, Oriximiná é derivado de ‘eruzu-M`ná ‘e quer dizer ‘muitas praias’ ou ‘minas de praias’. Aos habitantes do lugar, dá-se a denominação de oriximinaenses. 

Fonte: IBGE e prefeitura de Oriximiná

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você sabe quais são as datas de fundação das capitais da Amazônia Legal?

Ao se considerar suas fundações, as capitais da Amazônia Legal apresentam desenvolvimento em anos diferentes, mas que se unem para formar a construção da região.
Publicidade

Leia também

Publicidade