Lenda da Caipora

Segundo a lenda, na mitologia indígena Tupi-guarani, a Caipora é uma entidade que protege os animais das florestas.

Foto: Juliane Prenhacca/Facebook-FolCollab

Conhecida como guardiã dos animais, a Caipora é uma entidade que habita as florestas e persegue caçadores que tentam adentrar a região para caçar. Ela é a responsável por castigar os caçadores gananciosos que não cumprem o acordo de caçar somente o necessário para sobreviver. Afugenta as presas, espanta cães farejadores e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata, assobiando ou dando pistas falsas para que se percam.

A lenda conta que trata-se de um ser de estatura pequena com pelos no corpo e cabelos volumosos e avermelhados. A Caipora vive montada numa espécie de animal chamado de queixada, carregando uma lança.

Pode ser representada por uma figura masculina também. Sua origem está na mitologia indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”.

Em algumas regiões, a lenda de Caipora se confunde com a lenda do “primo”, Curupira, mas de modo geral Curupira é o guardião da floresta e Caipora é guardiã dos animais da floresta.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Publicidade

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.
Publicidade

Leia também

Publicidade